:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Na manhã desta quinta-feira (10/10), agentes da Polícia Civil do Prado, policiais militares da 88ª CIPM e da CAEMA – Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica, deslocaram-se até o Assentamento de Reforma Agrária Rosinha do Prado, no interior do município de Prado, onde foi dado cumprimento a um Mandado de Busca e Apreensão expedido pela Justiça da Comarca de Pardo para recuperação de equipamentos e utensílios que tinham sido subtraídos em ação de roubo após técnicos da Empresa Rural & Cia, com sede regional sediada em Itamaraju, terem sido encurralados e escorraçados do local e sido obrigados a deixar todos os pertences da empresa com os agressores no dia 1º de outubro de 2019.

 

A empresa Rural & Cia Engenharia e Geotecnologias Ltda., que é a principal referência na conquista de títulos de terras que é o documento mais importante que a propriedade rural deve possuir, com o qual o produtor tem o domínio definitivo do imóvel e a sua segurança jurídica. Assegurada pela nova política do governo de titular todas as terras legalizadas no Brasil, principalmente na Bahia e em assentamentos onde as áreas já foram outorgadas pelo INCRA, vem tentando produzir seus trabalhos técnicos nos assentamentos da região extremo sul a pedido dos assentados que possuem o direito de titular suas áreas, mas a direção do MST – Movimento dos Sem Terra vem resistindo, além e impedir o trabalho da empresa vem ameaçando expulsar os posseiros que insistirem em titular as suas áreas rurais.

 

Foi numa dessas operações, conforme o delegado Kleber Gonçalves, titular da Polícia Civil no município de Prado, que os técnicos da Rural & Cia foram expulsos e tiveram todos os seus equipamentos subtraídos por elementos, supostamente indivíduos contrários ao desejo dos produtores ruais das áreas cedidas pelo INCRA em titular suas áreas. Segundo o delegado Kleber Gonçalves, com o cumprimento do Mandado de Busca e Apreensão na sede do Assentamento Agrário Rosinha do Prado, foi possível recuperar 99% dos equipamentos que haviam sido roubados da empresa Rural & Cia. Além disso, quatro motocicletas foram apreendidas no local e encaminhadas para a Delegacia da Polícia Civil do Prado, pois estavam sem documentação e algumas sem placas de identificação.

De acordo ainda com a autoridade policial que comandou a operação para o cumprimento do mandado de busca e apreensão no Assentamento de Reforma Agrária Rosinha do Prado, delegado Kleber Gonçalves, a operação foi exitosa e na continuidade do Inquérito Policial que foi instaurado, deverão ocorrer indiciamentos das pessoas que participaram dessa ação criminosa, inclusive existe um vídeo que foi filmado na data do fato, que servirá para identificação dos autores da ação delituosa.

 

Por: Vida Diária / Teixeira Hoje

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.