:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Nossa redação vem recebendo denúncias de moradores que tentaram em horários diferentes falar com a emergência da polícia militar e o número nem chama. Nossa equipe entrou em contato com os responsáveis para saber o que está acontecendo.

De acordo com a Capitã PM Marion, coordenadora do Cicom Extremo Sul da Bahia, quando chove, o sistema fica inoperante, e hoje usam uma linha da Oi que o sinal vem de Itabuna e oscila muito. Ela disse que não tem outro número para a população ligar. 

Uma moradora nos mandou. “Estou indignada, nunca preciso, e quando preciso não obtive suporte, não temos segurança, a população precisa desse mínimo de segurança. Eu fui só uma pessoa em meio a mais de 150 mil habitantes, que precisou usar o serviço através do 190, fiquei a madrugada toda tentando ligar, presa dentro de minha casa com medo, porque tinha alguém dentro do meu quintal, e se tivessem conseguido entrar? nos fazer de refém, ou até mesmo acontecido uma tragédia, como seria? Seríamos só estatística, quero deixar aqui registrada minha frustração, e que consertem logo essa central, afinal foi criada para atender melhor nós população”, desabafou a denunciante.

Outro denunciante que também não quis se identificar, falou “gente, esse não é problema como falta de energia, é descaso o que estamos vivendo, vários dias sem funcionar o número de emergência e ficam todos quietinhos, não falam nada, nos deixando doidos, achando que não estamos sabendo ligar, cheguei ligar para tantos números, só queria socorro. Merecemos o mínimo de atenção, o mínimo de segurança, o mínimo de respeito, quanto de investimento já fizeram para que essa central funcione e continuam sem atender a população como merece, alguém precisa fazer alguma coisa urgente”. Reivindicou. 

O Centro Integrado de Comunicações (Cicom) foi inaugurado no ano de 2018, tendo o intuito de dar mais agilidade à resolução de crimes e melhor atender a população na cidade e região. O objetivo é atender globalmente 13 cidades que compõem o Extremo Sul da Bahia, as quais são: Teixeira de Freitas, Alcobaça, Prado, Caravelas, Medeiros Neto, Itanhém, Itamaraju, Jucuruçu, Lajedão, Ibirapuã, Mucuri, Nova Viçosa e Vereda (sem contar os distritos que pertencem a estas cidades). Isso quer dizer que todas as cidades também estão passando pela mesma dificuldade, sem poder ligar, pedir socorro quando o sistema está fora do ar. 

O CICOM é ligado à Secretaria de Segurança Pública do Estado, então entramos em contato com o superintendente, o Ten. Cel. PM Antônio Carlos Silva Magalhães que nos atendeu com muita atenção, disse que até o final do dia de hoje nós dará uma resposta.

 

 

Por: Vida Diária/Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.