:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Na manhã de 30 de novembro, na tentativa de retomada de áreas do Acampamento Fábio Henrique, invadidas no último dia 30/10/2021 por um grupo de cerca de 20 homens encapuzados e fortemente armados, famílias sem-terra avançaram contra os invasores, que em razão do grande número de pessoas se refugiaram na mata.

O grupo permanece armado e promete retornar com um poder de fogo ainda maior para expulsar as famílias do acampamento. Na casa onde o grupo se abrigava foram encontrados vários recipientes de coquetel molotov, objetos usados no atentado do último dia 30 para incendiar dois ônibus e outros veículos.

Acampamento Fábio Henrique foi ocupado por cerca de 173 famílias no ano de 2008, o imóvel rural denominado "Fazenda Pombo Roxo e Campina" é de propriedade da antiga Fibria Papel Celulose atual Suzano.

No entanto, em razão dos acordos firmados pelo MST, Governo do Estado da Bahia, INCRA e a empresa, para solução dos conflitos agrários no extremo sul baiano, ficou definido que o poder público desapropriaria a área para destiná-la a reforma agrária.

Desde então as famílias estão no acampamento aguardando a desapropriação da área, no entanto, o cenário de paralisação da reforma agrária tem sido desanimador para as famílias. sendo fato que, no atual governo nenhuma área foi desapropriada para fins de reforma agrária. Além disso, o discurso de ódio destinado ao MST e à reforma agrária pelo presidente Bolsonaro, tem incentivado a organização de milícias rurais armadas com objetivo de provocar pânico e terror nos assentamento e acampamentos da região.

Mesmo diante disso, as famílias permanecem organizadas no acampamento para garantirem o acesso à terra e a realização da reforma agrária. Além disso, esperam que o Estado adote todas as medidas necessárias para garantir a vida, a integridade física e a liberdade de ir e vir das famílias acampadas.

 

Por: Vida Diária/RC

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.