:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O tenente-coronel França fez um balanço das atividades desenvolvidos pela 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), durante o ano de 2021, junto a segurança pública de todo o município de Teixeira de Freitas.

Em um relatório o comandante apresentou o resumo dos principais resultados operacionais e administrativos da unidade que, atualmente, tem um efetivo de 133 policiais.

De 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021, a Polícia Militar em Teixeira de Freitas efetuou 154 prisões em flagrante delito e cumpriu 14 mandados de prisão. Também apreendeu 36 armas de fogo e 141 veículos, além de haver recuperado 72 automóveis que haviam sido furtados ou roubados e notificado outros 418 por infração de trânsito.

No ano passado a PM apreendeu muita droga. Foram 20,668 kg de maconha, 14,615 kg de cocaína e 1,687 kg de crack.

No policiamento comunitário a 87ª CIPM criou vários projetos. O “Blitz todo dia”, amplia a presença da PM nas ruas de todo o município de Teixeira de Freitas, por meio de abordagens à pessoas e veículos. A “Lei e Ordem” desenvolve mensalmente ação de policiamento envolvendo todo efetivo em reforço às ações de patrulhamento, especialmente nas áreas consideradas de maior incidência de crimes. A reativação dos postos policiais do distrito de “Santo Antônio” e do “Bairro Bela Vista, intensificaram ações de policiamento ostensivo nessas localidades. O “Ronda Rural Georeferenciada” ampliou as ações de polícia ostensiva nas áreas rurais do município, tendo, apesar do pouco tempo de criação, já atendido 58 propriedades. O “Vídeomonitoramento” aguarda a instalação, neste ano, de câmeras nos bairros Colina Verde, Santos Guimarães, Costa Filho e no distrito de Santo Antônio e, por meio da participação de associação de moradores, foi dado início ao vídeomonitoramento do bairro Recanto do Lago. A “Patrulha do Silêncio”, implantada em parceria com a Prefeitura Municipal, busca reduzir o número de chamadas via 190 para atendimento de ocorrências de perturbação do sossego. Já a “Rede de Proteção à Mulher”, com a participação das principais instituições voltadas à prevenção e repressão à violência doméstica, desenvolveu ações de monitoramento e acompanhamento de 415 medidas protetivas e fez 321 visitas presenciais e 84 contatos telefônicos com mulheres vítimas de violência doméstica.

Ainda em 2021 a 87ª CIPM criou o “Site de Denúncia” (www.denunciateixeira.com), que recebe informações sobre crimes e presença e ações de criminosos, buscando estreitar a relação entre a PM e a comunidade. A “Campanha Força Solidária”, que em 2021 arrecadou cerca de 10 toneladas de alimentos e 1.500 litros de água mineral, ajudou comunidades carentes de Teixeira de Freitas e de cidades da Bahia que foram atingidas pelas fortes e intensas chuvas do último mês de dezembro.

Outras ações de igual importância foram executadas pelo comandante da 87ª CIPM, como a “Reforma do Posto Policial do Bairro Tancredo Neves”, com o apoio da iniciativa privada. O posto passou a oferecer melhores condições de trabalho aos policiais militares de serviço. O início dos trabalhos de implantação ao “Gabinete de Gestão Integrado de Segurança Pública”, também foi outra iniciativa muito importante do comandante da 87ª CIPM nesse ano que passou. O gabinete envolve os principais atores da segurança pública do município de Teixeira de Freitas no combate à violência doméstica.

“Entende que a prestação de contas é o instrumento que permite a sociedade acompanhar e fiscalizar os atos e ações dos gestores públicos”, disse o tenente-coronel França, lembrando que a transparência deve se pautar pela legalidade, impessoalidade, moralidade, eficiência e publicidade.

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.