:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas aprovou na sessão da manhã desta quarta-feira (27/06), o Projeto de Lei do Legislativo nº 30 de 16 de maio de 2018, de autoria do vereador Marcos Gusmão Pontes Belitardo (PHS), que dispõe  sobre a obrigatoriedade por parte dos hospitais públicos e privados, do registro e da comunicação imediata de recém-nascidos com Síndrome de Down e Microcefalia às Instituições, Entidades e Associações especializadas que desenvolvem atividades com pessoas portadoras de deficiência no município de Teixeira de Freitas.

Conforme o vereador Marcos Belitardo, o seu Projeto de Lei segue agora para sanção do Poder Executivo e quando se tornar Lei Municipal, prevê a obrigação dos hospitais públicos ou privados do município a proceder o registro e a comunicação imediata de recém-nascidos com Síndrome de Down e Microcefalia as instituições especializadas. Para ele, a notificação é oportuna de casos de microcefalia para a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, entendendo que é essencial para ativar o processo de investigação, visando à identificação das prováveis causas, assim como o acompanhamento da evolução desses casos.

Entende-se para efeitos em Lei, além de hospitais públicos e privados, todas as casas de saúde, hospitais filantrópicos, maternidades, clínicas, centros de saúde, postos de saúde e demais estabelecimentos de saúde que realizem e prestem os serviços de parto. Segundo o vereador Marcos Belitardo, a imediata comunicação prevista no seu Projeto e Lei, após detectada a Síndrome de Down e Microcefalia, tem como propósito: garantir o apoio, acompanhamento e intervenção imediata das instituições, entidades e associações, por seus profissionais capacitados, com vistas à estimulação precoce.

O vereador Marcos Belitardo, destaca que a finalidade é permitir a garantia e o amparo aos pais no momento de insegurança, dúvidas e incertezas, do indispensável ajuste familiar à nova situação, com as adaptações e mudanças de hábito inerentes, com atenção multiprofissional. E, sobretudo, garantir atendimento por intermédio de aconselhamento, para ajudar a criança com Down ou Microcefalia e sua família, favorecendo as possibilidades de tratamento humano com vistas à promoção de estilos de vida saudável, incluindo alimentação, qualidade do sono e prática de exercícios, de saúde física, mental e efetiva no seio familiar e contexto social.

O parlamentar destaca ainda, que o Projeto de Lei tem outro objetivo essencial, que impedir o diagnostico tardio, contribuindo para que o diagnóstico dos bebês com Síndrome de Down e Microcefalia seja rapidamente identificado e comunicado. Se afastando o estimulo tardio, se garante mais influências positivas no desempenho e no potencial dos primeiros anos de vida, para o desenvolvimento motor e intelectual mais rápido das crianças com Síndrome de Down e Microcefalia. E garante, além disso, as condições reais de socialização, inclusão, inserção social e geração de oportunidades, ajudando o desenvolvimento da autonomia da criança, sua qualidade, suas potencialidades, suas habilidades sociais e sua integração efetiva como protagonista produtiva em potencial junto ao contexto social.

 

Por: Vida Diária / Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.