:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Em meio à pandemia do novo coronavírus no Brasil, que já causou quase 2.000 mortes e ainda não chegou ao pico de contágio, o presidente Jair Bolsonaro demitiu o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

A decisão foi confirmada por Mandetta no Twitter e, depois, o presidente deu uma coletiva de imprensa onde anunciou o nome do oncologista Nelson Teich como o novo ministro da Saúde. A exoneração de Mandetta e a nomeação de Teich já estão publicadas no Diário Oficial da União.

“Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar”, escreveu Mandetta.

Após a demissão, Mandetta fez um emocionado pronunciamento aos servidores da Saúde. Antes de falar, ele foi ovacionado pelos auxiliares técnicos da pasta e agradeceu diversos parceiros de trabalho no ministério citando nome a nome o trabalho desempenhado.

 

Para eles, Mandetta deu um recado direto: “não tenham medo” e acreditem sempre na ciência. “A ciência é a luz. É através dela que vamos sair disso”. “Tenho a mais absoluta certeza que nós fizemos o bom combate até aqui. Vocês sabem que ministros passam o que fica é o trabalho do servidor do Ministério da Saúde do Brasil”, disse.

Mandetta disse, ainda, que deixa o ministério “com gratidão ao presidente” e que sabe deixar para trás a melhor equipe. Ele afirmou que teve uma conversa “amistosa” com Bolsonaro na tarde de hoje, mas que o presidente precisava formar uma equipe com “outro olhar”. O ex-ministro também disse que deseja boa sorte ao novo ministro. “Trabalhem para o próximo ministro como vocês trabalhavam para mim”, disse ex-ministro, ao minimizar o impacto de sua saída.

“Não vai ser esse problema (sua demissão), que é insignificante. Isso não tem mais significado que uma defesa intransigente da vida, do SUS e da ciência. Fiquem nesses três pilares. A ciência é a luz, o iluminismo. É através dela que nós vamos sair. Que essa transição seja suave, profícua e que tenhamos um bom resultado ao término disso tudo.”

Ele concluiu a fala dizendo que, no minuto em que encerra a trajetória como ministro, ele segue “trabalhando o dobro como cidadão”. Em meio a especulações de que pode assumir cargo na Secretaria de Saúde de Goiás, o destino de Mandetta ainda é incerto.

 

Escalada de conflitos

Há diversas semanas já havia incertezas sobre sua permanência no cargo diante da tensão com o presidente. Na noite desta terça-feira, 14, no entanto, Mandetta avisou diretamente sua equipe que Bolsonaro procurava um nome para substituí-lo.

Nesta quarta-feira, 15, o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, enviou por e-mail uma carta a seus subordinados em que avisava que a saída do ministro estava programada para acontecer, e era a hora de se preparar para sair junto, já que só estava no cargo pela indicação do ministro.

Poucas horas depois, o secretário, responsável por toda a estratégia de combate à covid-19, pediu demissão. Mandetta, no entanto, não aceitou: “Entramos no Ministério [da Saúde] juntos, estamos no Ministério juntos e sairemos do Ministério juntos”, disse. Hoje, no entanto, ele orientou a todos que continuem na pasta se forem solicitados. “Façam o possível para ajudar, é minha última ordem”, orientou.

 

Por: Vida Diária / Exame

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.