:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: A Campanha da Fraternidade desse ano “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”, é Ecumênica, foi elaborada junto com o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs – CONIC e propõe uma reflexão sobre feminicídio, população indígena e LGBTQI+, todas alvo de violência crescente nos últimos anos.  Grupos católicos radicais de ultradireita identificam as pautas de defesa dessas minorias como ideologia de esquerda e vem promovendo um virulento ataque contra a igreja católica no geral e contra a CNBB no particular.

Interessante analisar que estão conseguindo polarizar a igreja com questões que não são teológicas uma vez que Jesus Cristo não discriminava as minorias de sua época, tocava e curava leprosos, sentou à mesa com pecadores, salvou a adúltera do apedrejamento, pediu água a Samaritana considerada impura  pelos fariseus, atendeu pedido do centurião opressor e no final salvou um ladrão.  

O ponto de vista dos ultrarradicais que estão atacando a Igreja Católica são idênticos aos dos Fariseus no tempo de Jesus que seguiam, aplicavam e exigiam que a lei fosse cumprida a qualquer custo e que os judeus ficassem longe de todos aqueles que eles rotulavam como "impuros". Esquecem que Cristo os chamou de hipócritas e sepulcros caiados. Mateus 23,1-36.

Importante é identificar o que realmente está por traz da polêmica da Campanha da Fraternidade e não é a preocupação com os sacramentos, com a sã doutrina e com o magistério da igreja. A causa motriz do ataque à CNBB e a igreja católica com fakenews, distorção do debate da campanha e argumentos falaciosos. É a maldita polarização política que o país vive hoje.

Direitos humanos e defesa das minorias e do meio ambiente é considerada pauta de esquerda e todos os que a defendem são imediatamente taxados de “comunistas”, até o Papa Francisco tem sofrido ataques nesse sentido. A direita radical não admite que qualquer discussão nesse sentindo ainda que o número de feminicídios e assassinatos de LGBTQI+, esteja crescendo muito nos últimos anos.

Fica fácil entender porque tantos católicos estão enfurecidos atacando a igreja, o país se encontra politicamente polarizado e a próxima eleição presidencial já está deixando o eleitor de direita em pé de guerra, pois no instante que passam a olhar a campanha pelo viés político, com preconceitos individuais aflorados vem grupos radicais vendendo ao católico de boa fé a ideia de que a fé católica está a perigo e incitam o ataque à igreja.

Mas o importante é que a discussão está posta e este é o objetivo da Campanha da Fraternidade 2021: abrir o diálogo, discutir as diferenças e propor a reflexão em torno do fato de que todos, sem exceção, têm direito a vida.

 

Por: Vida Diária/Antônio Ferreira Neto

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.