:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 01 de dezembro: O Posto de Saúde da Família (PSF), dos bairros Centro e Teixeirinha, realizou, nesta sexta-feira (30), um dia especial de conscientização e cuidados com a saúde das gestantes. Esse evento contou com a parceria da Faculdade Pitágoras, através do curso de Estética e Cosmetologia. Cerca de 20 alunas participaram dessa ação social.

 

De acordo com Juliana Camata, enfermeira da unidade, “é muito importante acontecer este encontro, estreitando o vínculo do PSF com a comunidade, no caso, as gestantes. Elas sairão daqui beneficiadas com diversas informações, por exemplo, as esteticistas falaram sobre a importância da drenagem linfática, a dentista sobre os cuidados com a higiene bucal e a vacinadora da unidade informou sobre a importância da atualização do cartão de vacina da gestante”.

 

A dentista Geciane de Oliveira alertou as gestantes sobre os cuidados com saúde bucal, pois, além de sofrer as alterações hormonais, elas também sofrem as alterações físicas. “Essas alterações hormonais aumentam as respostas inflamatórias, a circulação sanguínea, podendo predispor ou agravar doenças, como a gengivite ou, uma até mais agravante, como a doença periodontal. Também falei sobre os cuidados e dei algumas orientações para mães de primeira viagem sobre os primeiros dentinhos, as fases de erupção, alguns mitos (por exemplo, o leite materno é sim o alimento mais completo para o bebê, sendo o alimento exclusivo até os 6 meses de idade), os cuidados com o uso de géis anestésicos (porque são tóxicos) e antibióticos (é um fator que pode levar à cárie, os medicamentos contêm açúcares em sua composição), sobre frutas, escovação e toda fase de choro e irritabilidade dos bebês”, relatou a dentista.

 

Segundo Ana Cristina, professora do curso de Estética e Cosmetologia da Faculdade Pitágoras, “viemos fazer um trabalho voluntário com as gestantes, abordando sobre os cuidados durante a gestação, quais as patologias que aparecem nesse período, como estrias, celulites e edemas, e quais os cuidados que devemos ter para evitar essas patologias. E, se aparecer, quais os tratamentos que a gestante pode fazer. Dentre os tratamentos que elas podem realizar com autorização médica são: drenagem linfática, peeling de cristal e diamante, limpeza de pele, depilação, etc. Trata-se de procedimentos que não causarão nenhum mal para o bebê”, concluiu a professora, a qual disse que no próximo ano eles irão desenvolver mais projetos como esses.

 

Para Layze Ribeiro, aluna do curso de Estética e Cosmetologia, “a importância da gente vir ao PSF é o de poder ensinar às gestantes como deve ser o acompanhamento quanto à estética delas. Hoje falamos sobre estrias, alimentação, dentre outras coisas e isso tudo é essencial para o nosso conhecimento, pois estamos aqui em contato, desenvolvendo esses projetos sociais, o que conta muito para a nossa carga horária e prática”.

 

Projetos como esses só têm a colaborar para a saúde pública do município, enriquecendo a população de informações, conscientizando e alertando, pois, com a vida não se brinca.

 

Por: Vida Diria / Robson Dias

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.