:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI) de Teixeira de Freitas foi integrada no pólo de referência para a aplicação da Palivizumabe, que é um medicamento muito importante no tratamento do vírus sincicial respiratório (VSR), que pertence ao gênero Pneumovirus – um dos principais agentes de uma infecção aguda nas vias respiratórias – que pode afetar os brônquios e os pulmões e que atinge em sua maioria bebês prematuros.

 

Segundo a diretora administrativa da UMMI, Vivian Alves, com o fornecimento da Palivizumabe, a UMMI pode cobrir um número maior de crianças, prevenindo que as mesmas adoeçam gravemente e evitando o deslocamento mensal das famílias e crianças. ”Antes do medicamento ser disponibilizado aqui na unidade, as crianças que estão incluídas no protocolo precisavam ser deslocadas para Salvador, Feira de Santana ou Itabuna, durante o período da sazonalidade do vírus, uma vez ao mês, durante cinco meses, até tomar até cinco doses”, destacou Vivian.

Estão dentro dos critérios do Ministério da Saúde para receber a Palivizumabe:

• Recém-nascido prematuro extremo (nascido com até 28 semanas e 6 dias) até um ano de vida;

• Crianças com até dois anos de idade com doença pulmonar crônica da prematuridade, displasia pulmonar;

• Crianças com até dois anos de idade com doença cardíaca congênita com repercussão hemodinâmica demonstrada.

 

Larissa Ribeiro, mãe da pequena Ana, disse estar muito feliz com a possibilidade de fazer o tratamento da filha em Teixeira de Freitas. “Agora está bem melhor. É bem melhor fazer o tratamento aqui, porque teríamos que arrumar condições até para ficar em outra cidade.”, disse a Larissa.

Para iniciar o tratamento é necessário que o médico responsável faça a avaliação e indique o tratamento.

 

Por: Vida Diária /ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.