:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 01 de agosto: Visando fortalecer a campanha do Julho Amarelo, a qual objetiva conscientizar a população sobre prevenção a hepatites virais, a ESF – Teixeirinha, sob a coordenação de Dr. Waldir, realizou, na última segunda-feira (29), um evento bastante especial, com direito a palestra, café da manhã, abordagem da técnica correta da utilização do preventivo e testes rápidos de hepatites B e C, com resultados em até 30 minutos. Houve a participação de toda a equipe e o NASF.

 

O evento é importante por estabelecer vínculo entre UBS e comunidade, e alerta à população sobre os meios de prevenção, como usar camisinha, não compartilhar seringas, agulhas, escovas de dentes e lâminas de barbear ou depilar, ter o seu próprio kit de manicure, como tesoura, alicate , espátula, entre outros, e se for fazer tatuagem ou piercing, exija material descartável. Tenha seu esquema vacinal atualizado e faça exames periódicos. A prevenção é e continuará sendo o melhor caminho.

 

O “Julho Amarelo” é comemorado oficialmente no dia 28 de Julho, o qual é o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas, estiveram no dia 24 de julho na Travessa Quinze de Maio (Travessa da Boroto), no centro comercial da cidade, das 8h às 13h, realizando os testes que ficaram prontos em 30 minutos.

 

Para quem não sabe, a hepatite é a inflamação do fígado, pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. O SUS oferece tratamento para todos, independente do grau de lesão do fígado.

 

Portanto, buscar se prevenir sempre é o melhor remédio.

 

Por: Vida Diária / Robson Dias

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.