:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Começou nesta segunda-feira (7), a campanha nacional de vacinação contra o sarampo de 2019. A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, tem como foco especial dois subgrupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos e adultos de 20 a 29 anos. Mas todas as pessoas até 49 anos devem levar os cartões de vacinas às unidades de saúde para conferir se está com a vacinação em dia.

Entre 7 e 25 de outubro, o objetivo é imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Mas é importante ressaltar que tanto a vacina tríplice viral como a tetravalente (que evita também a catapora) são aplicadas na rede pública o ano todo em brasileiros de até 49 anos, dentro ou fora de surtos.

A Vigilância Epidemiológica (VIEP) da Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas está promovendo ações para melhorar a cobertura vacinal do sarampo no município, nas Unidades Básicas de Saúde, unidades hospitalares públicas e privadas, clínicas e com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde. Além disso estão programadas também ações de vacinação nos trabalhadores do comércio, rede de hotelaria, aeroportos e transporte rodoviário, universidades e Escolas Técnicas do município. Segundo a técnica da Viep, responsável pela imunização, Valéria Lima, desde o início dos alertas emitidos pela Sesab, a prioridade tem sido identificar casos suspeitos de sarampo. “Temos que ter respostas rápidas casos suspeitos e caso ocorra também casos confirmados da doença. Fizemos um treinamento com os Agentes Comunitários de Saúde, pois são eles que estão no dia a dia dentro das casas das pessoas, avaliando cartões de vacina, anotando as datas das doses dessas vacinas e encaminhando para a vacinação aqueles que têm necessidade.”, explicou Valéria.

A população deve procurar as salas de vacinas para avaliação dos cartões. As Unidades Básicas de Saúde estão abertas das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

 

Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.