:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O Centro Especializado de Reabilitação de Teixeira de Freitas (CER 4) está qualificado para atender as demandas intelectuais, físicas, auditivas e visuais. As duas novas especialidades foram confirmadas com a publicação da Portaria Nº 3.164, de 3 de Dezembro de 2019, assinada pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

 A Unidade foi preparada para atender estas especializações desde a sua fundação, entretanto, só estavam habilitadas, junto ao Ministério da Saúde, as reabilitações física e intelectual. Com a publicação da Portaria, o Centro também atuará com as qualificações auditiva e visual. “Agora somos CER 4 de verdade”, comemorou o secretário de Saúde de Teixeira de Freitas, Hebert Chagas, referindo-se as quatro especialidades.

Esse ganho para a saúde pública de Teixeira de Freitas e região é resultado da movimentação do secretário Hebert.  Ele esteve em Salvador na semana passada em reunião com os conselheiros e responsáveis pelo processo de qualificação dos Centros de Reabilitação na Bahia. Na ocasião, o secretário expôs os investimentos do município em equipamentos e mão-de-obra. A ação deu início à apreciação e por fim, a confirmação das novas habilitações.

 

O diretor do CER 4, Marcelo Mattos, confirmou que mais de 80% dos equipamentos já foram adquiridos, os profissionais estão contratados e as reformas feitas com orçamento próprio do município estão praticamente finalizadas. Segundo o diretor, “graças ao empenho da Prefeitura, logo nos primeiros meses de 2020, as quatro especializações estarão ativas”.

Atualmente, o Centro atende cerca de 1 mil pessoas vindas dos 21 municípios da macrorregião de Teixeira de Freias. Com o incremento, a expectativa é de 2 mil usuários ativos. “Foi com muita emoção que recebemos esta informação”, declarou o diretor.

Todo o cidadão atendido no CER 4 tem acesso à equipe multidisciplinar, que atua para promover a autonomia do indivíduo, promovendo sua reinserção nas rotinas de trabalho, familiar e as demais. Trata-se de um acompanhamento integral, em que o paciente tem acesso gratuito aos profissionais especialistas e também aos equipamentos, tais como: cadeiras de roda, bengalas, próteses e outros.

 

Por: Vida Diária / ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.