:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Na semana passada, tivemos a informação de que o convênio entre SESAB e Hospital de Amor de Barretos (hospital referência na América Latina em diagnóstico e tratamento do câncer) foi encerrado. A Fundação tem interesse em continuar, a SESAB quem solicitou o fim do contrato, tendo em vista que a região de Teixeira de Freitas abrange o município e mais 12 municípios, com um total de 454.717 habitantes, com base nos números fornecidos pelo IBGE no último censo. Além da mamografia e preventivo, a Unidade oferecia todos os serviços para complementar esses dois exames até chegar ao desfecho do diagnóstico, com a agilidade e eficiência para as pacientes não precisarem ficar vindo várias vezes de seus municípios.

Dentre esses serviços, podemos citar a estereotaxia, que é um tipo de biópsia realizada na mama por médicos, utilizando o aparelho de mamografia digital, e que pode detectar o câncer de mama ainda no estágio muito inicial. Além de exames complementares para diagnóstico do câncer de mama, existem os de diagnóstico para o câncer de colo uterino, que é a CAF (Cirurgia de Alta Frequência), um pequena cirurgia realizada no consultório ginecológico que tem o objetivo de evitar que a lesão preexistente evolua para um câncer e, “infelizmente, não temos acesso com facilidade a esse procedimento aqui em Teixeira, porque nem particular é fácil de encontrar, pois são procedimentos de valores relevantes”. Nos contou uma paciente.

Vale ressaltar que não está só fechando a unidade daqui. São mais 4 unidades na Bahia, logo, o número de mulheres que ficarão sem o atendimento é muito maior que o citado acima. A Avon fez a doação de aparelhos de última geração e valores altíssimos. Além da doação da Avon, teve tudo o que o governo da Bahia investiu para fazer acontecer o serviço, fala-se de milhões de reais em equipamentos, contratação de pessoal, materiais e insumos. E sabemos que esse dinheiro vem do nosso bolso, dos nossos impostos. Existem relatos de pacientes acerca da facilidade de estar dentro do serviço para realizar os procedimentos, pois não precisam estar em filas aguardando para marcar cada consulta.

A equipe do Vida Diária entrou em contato com a assessoria de comunicação da SESAB, falaram que os pacientes não serão prejudicados. Serão encaminhados para a Policlínica. Será apenas mudança de local.

Nossa equipe também conversou com a diretora geral da Policlínica de Teixeira de Freitas, Lizandra Amim, “nós já realizávamos antes do convênio a mamografia, a Policlínica ofertará o serviço como antes do convênio vir. O consórcio está providenciando essa parte para continuarmos o serviço completo. Já o aparelho ficará na unidade e os novos técnicos serão treinados (assim como a equipe deles precisaram ser treinadas). Usg nós ofertamos, a Biopsia aguardando a aquisição de agulhas e ofertar o mais breve Estereotaxia. Entendo que como um começo há um termo de contrato celebrado e esse termo foi revisto. E o convênio finalizado. Como todo início de gestão é delicado. O formato de atendimento pode mudar, Mas elas não ficarão sem assistência”. Esclareceu.

"Ficaremos aguardando ansiosos  o início dos exames diagnósticos na mesma eficácia que eram realizados pela Hospital de Barretos", finaliza uma paciente.

As marcações dos exames serão feitas através da Regulação.

 

Por: Vida Diária/Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.