:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Com a ampliação de marcação de exames e consultas para 24 Unidades Básicas de Saúde, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, agendou 7046 procedimentos nesta quinta, primeiro de dezembro.

A descentralização das marcações para os postos tem como objetivo garantir mais facilidade para a população. “No início da gestão, apenas o Complexo Regulador marcava exames, mas começamos a descentralização e agora contamos com 24 unidades. Nosso objetivo é chegar a todas, mas isso requer uma complexidade administrativa com mais equipamentos, servidores e sistema adequado, estamos trabalhando para que isso aconteça o mais rápido possível”, explicou a secretária de Saúde Cristiane Silva.


As UBS atualmente marcam as consultas: Angiologia, Cirurgia Geral, Pneumologia, Psiquiatria, Endocrinologia, Ginecologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Cardiologista, Mamografia, Dermatologista, Neurologia, Nefrologista, Ortopedista, Pediatra, Reumatologista, Urologista. E os exames: Exame Laboratorial, Radiologia (Raio-X), Fisioterapia, Ultrassonografia, Tomografia.

A diretora do Complexo Regulador, Rose Curvelo, aponta que a quantidade ofertada já aumentou: “A pedido de nosso prefeito Dr. Marcelo Belitardo, temos buscado aumentar a oferta de exames e consultas, mas dependemos também da disponibilidade de profissionais, que muitas vezes preferem atender em seus consultórios particulares. Ainda assim, temos marcado uma grande quantidade de procedimentos. Em 2021, até a nossa última contabilização, de outubro, agendamos 273.736 procedimentos”.


Visto que as vagas são abertas no início do mês, a população tem buscado as Unidades com antecedência, o que tem gerado filas. “Estivemos em todas as UBS que marcam exames tentando agilizar o processo e atender a população. Nas unidades com maior demanda, colocamos toldos e cadeiras, a fim de acomodar um pouco melhor os nossos usuários. Temos feito treinamento com as equipes e buscando estratégias para minimizar problemas no momento do agendamento. Infelizmente existem pessoas até negociando vagas em filas, por isso acionamos a nossa Guarda Municipal para nos dar suporte”, pontuou o diretor da Atenção Básica Danilo Ricardo.

A Secretária de Saúde ressaltou ainda que além da descentralização da marcação da regulação, a coleta de exames de sangue também foi descentralizada: “Toda terça e quinta, a UBS Residencial Castelinho faz coleta de sete unidades: Monte Castelo, Caminho do Mar, Nova América, Novo Jerusalém, Jerusalém e Castelinho, além do próprio Residencial. Assim, essa região da cidade que é mais distante do laboratório não precisa se deslocar para o outro lado da cidade. Também conseguimos aumentar o número de exames ofertados pelo Lacen, atendendo mais pessoas”.


Além da equipe da Atenção Básica, servidores do gabinete também passaram pelas UBS nesta quarta para averiguar a situação. “Conseguimos conversar com os cidadãos e verificar as suas necessidades. Estamos fazendo um levantamento do que é preciso para melhorar essa situação, além de seguirmos tentando cadastrar um número maior de vagas para as especialidades com mais demanda. Entendemos que as pessoas têm pressa, que a saúde não espera, e por isso mesmo temos ampliado nossa oferta e buscamos ampliar ainda mais”, apontou o chefe de gabinete Wemerson Sales.

A Secretária de Saúde ressalta ainda que com a pandemia o número de procura por atendimentos médicos e realização de exames e consultas aumentou muito: “Em 2019, foram 2401 consultas ortopédicas de janeiro a outubro no CTO, em 2020 foram 2537 consultas,
e em 2021 foram 5655 consultas realizadas. Em muitas especialidades, estamos atendendo mais que em anos anteriores, mas nossa demanda cresce a cada dia. Além disso, o cancelamento da agenda de especialidades ofertadas pela Policlínica para atendimento dos nossos municípios vem acontecendo com muita frequência, gerando transtornos para nossa população”.


Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.