:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Bahia: Chamada de "flurona", a infecção simultânea pelos vírus da influenza e da covid-19 tem 11 casos registrados na Bahia, dos quais oito na Região Metropolitana de Salvador (RMS). As ocorrências estão distribuídas em cinco municípios baianos e nenhum delas resultou em morte.

Os pacientes são residentes em Salvador (6), Feira de Santana (2), Lauro de Freitas (1), Camaçari (1) e Juazeiro (1). São seis pacientes do sexo masculino e cinco do sexo feminino, com idades entre 13 e 91 anos, divulgou nesta sexta-feira, 7, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia, após o término de investigações epidemiológicas e análises do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen BA).

H3N2

De 1° de novembro do ano passado até esta sexta, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) notificou 1661 casos de influenza A do tipo H3N2, distribuídos em 128 municípios. Do total de casos, 348 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de internação.

Foram registrados, até então, 54 óbitos, distribuídos da seguinte forma: Salvador (42), Feira de Santana (3), Canavieiras (2), Valença (1), Laje (1), Teixeira de Freitas (1). Cabaceiras do Paraguaçu (1), Urandi (1), Sapeaçu (1) e Camaçari (1).

Covid-19

Já em relação à covid-19, nos seis primeiros dias do ano foram contabilizados 3.097 novos casos e 48 mortes pela doença. Na quinta-feira, 6, foram notificados 1.288 novos casos, o maior número desde 12 de agosto do ano passado, quando foram registrados 1.362 novos casos em 24 horas.

Se comparado o número de casos dos seis primeiros dias de janeiro com o mesmo período de dezembro, houve um aumento de 14,6 %. Já na comparação com o mesmo intervalo de novembro, a alta é de 37,4%.

A secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, reitera a necessidade de manter medidas como uso de máscaras, evitar aglomerações e completar o esquema vacinal contra a covid. "É preciso que a população leve a sério as recomendações. O momento é critico e pode se agravar ainda mais caso não tenhamos os cuidados necessários", diz.

A secretária acrescentou que a pasta monitora vários indicadores, com a taxa de ocupação de leitos, novos casos e número de casos ativos, para avaliar a necessidade de ações como abertura de novos leitos ou retomada de medidas restritivas.


Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.