:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Com programação especial, os pequenos teixeirenses começarão a ser vacinados contra Covid-19 neste sábado (19). Para o primeiro dia, cinco unidades que estarão disponibilizando a vacina para as crianças de 11 anos. Na próxima semana, novas datas e locais serão disponibilizados.

O diretor de Vigilância em Saúde Sandro Calefi explica que a imunização começa de forma ordem decrescente de 11 para 5 anos (11, 10, 9, 8, 7, 6 e 5 anos) de forma escalonada: “As crianças precisam estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis legais, ambos com o termo de assentimento (autorização) e juntamente com os documentos de identificação da criança, seu cartão do SUS e documento de identificação de seus responsáveis legais no momento da vacinação”.

Uma informação importante é que deve haver um intervalo de 15 dias entre a Vacina Pediátrica contra a COVID-19 e qualquer outra vacina, tanto antes, quanto após: “Outro cuidado é necessário é que a criança vacinada permaneça por 20 minutos no ponto de vacinação juntamente com seu responsável legal.”

É de grande importância que o representante legal da criança informe ao profissional de saúde do ponto de vacinação caso haja febre recente, sintomas gripais e aplicação de vacina nos últimos 15 dias.

O diretor reforçou que reações locais como dor, inchaço, vermelhidão no local da injeção, febre, fadiga, dor de cabeça, calafrios, mialgia e artralgia (dor no corpo) e outras reações após vacinação como gânglios na axila localizada no mesmo lado do braço vacinado podem acontecer.

Caso a criança manifeste dores repentinas no peito, falta de ar ou palpitações após a aplicação da vacina, os pais ou responsáveis devem procurar serviço médico imediatamente.

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.