:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Saúde, faz alerta para a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação e combater o mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

• Mantenha a caixa d’agua e as lixeiras tampadas

• Descarte corretamente todo resíduo que possa acumular água

• Mantenha os baldes e garrafas com a boca virada para baixo

• Coloque areia nos vasos das plantas

• Guarde pneus em lugares cobertos

• Limpe regularmente o quintal e a piscina da sua casa

Em relação ao Carro Fumacê, A utilização segue critérios rigorosos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e tem como principal objetivo bloquear a taxa de transmissão viral das doenças em casos de surtos e epidemias. Além disso, pela legislação, a competência na aquisição do insumo para o combate do vetor é do Ministério da Saúde, cabendo aos Estados o gerenciamento dos estoques e distribuição aos municípios, responsáveis pela execução da atividade, ou seja, o município não tem esse carro disponível, ele é solicitado ao Estado que o disponibiliza mediante a um número grande de casos.Esses números de casos são informados ao estado mediante a notificação que é gerada quando a população, que apresenta sintomas, procura as unidades de saúde, daí a importância das pessoas que está apresentando sintomas procurar a unidade de saúde, não apenas para serem notificadas mas também passar por uma consulta médica e ser medicada da forma correta, pois a auto medicação pode levar a um agravamento da doença.

O uso de forma errônea e indiscriminada do carro fumacê, além de gerar desequilíbrios ambientais com a morte insetos polinizadores como abelhas e borboletas, em razão da agressividade do inseticida, pode gerar resistência do vetor (aedes) ao insumo, além de causar problemas respiratórios na população.

O Secretário de Saúde, Danilo Ricardo, fez o seu alerta sobre a importância do combate ao mosquito: “A efetividade do combate à dengue tem muito a ver com a prevenção contínua e coletiva. Nossos agentes de endemias atuam na fiscalização e prevenção, disponibilizando informações e mobilizando a população quanto à importância da eliminação de materiais que possam acumular água, limpeza de quintais e cobertura das caixas de água.”

CONFIRA A DIFERENÇA DOS SINTOMAS NA TABELA:





Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.