:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!
No último sábado (30), ocorreu o Mutirão de Preventivo na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Colina Verde. Foram convocadas 60 mulheres residentes do município, na faixa etária entre 25 a 64 anos, a fim de usufruírem da oferta de serviços como coleta para exames laboratoriais e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

O exame preventivo auxilia no diagnóstico de irregularidades referentes às células do colo do útero, prevenindo o possível avanço de quadros patológicos que exigem maior atenção, tanto da paciente quanto dos profissionais de saúde envolvidos. Além disso, possibilita o atendimento para casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), que geralmente não apresentam sintomas evidentes mesmo após a infecção. “Pretendemos facilitar a busca pelo sistema de saúde para a prevenção e o combate ao câncer de colo de útero e outras alterações no organismo a partir do atendimento rápido e efetivo”, destacou Danilo Fernandes, Secretário de Saúde do município.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de colo de útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre as mulheres brasileiras. Para o ano de 2022 foram estimados 16.710 casos novos, o que representa um risco considerado de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres. Além disso, o Boletim de Hepatites Virais divulgado pelo Ministério da Saúde em 2022 indicou o aumento da incidência de infecções, o que demonstra uma baixa adesão de métodos de prevenção, como por exemplo os preservativos masculino e feminino.
 


“O procedimento é simples, rápido e praticamente indolor“, contou Bárbara Barbosa, Diretora de Atenção Básica . “Realizamos tanto a parte técnica como informacional, orientando nossas pacientes no reforço de métodos que ajudam a prevenir essas questões, e reiterando a necessidade de consultas periódicas“.

“Queremos incentivar a busca por exames que possam detectar as transmissões em tempo oportuno para o tratamento de forma adequada e profissional. É de extrema importância, também, que todas as mulheres realizem o preventivo uma vez ao ano, para que possam ser atendidas frequentemente de forma técnica e humanizada por nossos servidores em qualquer caso de irregularidade”, ressaltou o prefeito Dr. Marcelo Belitardo.

A comunidade será atendida também em horário noturno e fins de semana, sendo efetuado de forma contínua enquanto houver necessidade. Na próxima quarta-feira (03), o mutirão será realizado na UBS do bairro Castelinho, das 18:30h às 21h.
 
 
 
Por: Mirian Ferreira/ ASCOM
 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.