:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 03 de agosto: A vinda da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) para Teixeira de Freitas tem sido primordial não só para o estudante que vai em busca de uma formação, mas também para toda a comunidade externa que acaba sendo alcançada através de estágios dos universitários. No caso da UFSB, tem como “carro-chefe” o curso de Medicina, em que inúmeros alunos vão realizar os seus estágios (internato médico) em unidades de atenção básica de saúde, como, por exemplo, o PSF do Bairro Colina Verde, onde foram recepcionados novos internos da instituição federal.

 

De acordo com o médico da unidade do Bairro Colina Verde e orientador (tutor) dos internos, Dr. Mário Sérgio, “a unidade do Colina Verde é uma unidade de saúde extremamente atuante. Fazemos uma quantidade expressiva de consultas médicas todos os dias, exames diversos, testes rápidos, temos trabalhados de frente a doenças virais, Exame do Pezinho, acompanhamento de gestante e Pré-Natal, que são várias consultas. Portanto, é uma unidade de saúde bem atuante e que atende um contingente com cerca de 20 mil pessoas”.

 

O médico destaca a importância dessa intermediação, em que todos acabam sendo beneficiados. “A UFSB, com o seu curso de Medicina, reconhece a importância do PSF Colina Verde para a comunidade e como um importante cenário de aprendizagem para os seus alunos. Então, a instituição tem fornecido estudantes do curso de Medicina, os quais estão na última etapa do curso (internato), tendo contato direto com os problemas de saúde da população. Faço toda a orientação com relação a atendimento, medicamentos e exames que devem ser solicitados. Os internos têm correspondido, prestando um trabalho de qualidade, um atendimento humanizado que tem sido reconhecido pela comunidade. Há vários relatos de pacientes gostando do atendimento e elogiando como o trabalho vem sendo conduzido aqui, tanto por mim (médico da comunidade), pela equipe e pelos internos de Medicina da UFSB. É uma parceria que vem dando certo, e aqui deixo o meu agradecimento a Dr. Melina, da UFSB, médica que faz a coordenação desses estágios, encaminhando os alunos aos nossos cuidados”, falou Dr. Mário.

 

Para concluir, Dr. Mário Sérgio também relata sobre os avanços e a responsabilidade que é a formação em Medicina, “o ensino tem se atualizado, então, é questionável que cada vez mais tenhamos médicos mais técnicos, preparados, capazes de pedir e interpretar exames, capazes de realizar procedimentos com bastante habilidade e destreza.

 

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), seguindo o Conselho de Medicina e as orientações do MEC, tem procurado formar o médico humano. Então, os nossos alunos são treinados para atender bem o paciente, ouvir a queixa e procurar o melhor tratamento de saúde do mesmo e da comunidade. Aqui estamos na Atenção Básica, sendo  uma estratégia que realmente funciona para mudar a realidade da saúde de uma comunidade, porque aqui trabalhamos com o objetivo de prevenir as doenças, identificamos o Diabetes, tireóide, doenças infecciosas, dentre outras. O intuito é trabalhar para o restabelecimento da saúde, para que o paciente não venha piorar, se acaso acontecer, ele deve procurar o hospital e fazer um tratamento mais caro (tanto para ele, prefeitura, estado, enfim, para todo mundo). Enfim, a nossa palavra aqui é Prevenção”.

 

“Nós pedimos ao nosso aluno que se insira na realidade da comunidade, procure ter uma relação amistosa de colaboração com toda a equipe da unidade, além de muito estudo. No geral, eles têm nos dado muita alegria, atendido de maneira adequada à população e têm nos ajudado a melhorar os indicadores de saúde do Bairro Colina Verde. A UFSB está de parabéns por nos esses alunos à nossa comunidade”, concluiu o médico e tutor dos internos de Medicina no PSF do Colina Verde.

 

Considerada última etapa de uma formação em Medicina, o Internato Médico é a fase em que o estudante tem contato direto com o dia a dia da profissão. Com orientação do orientador (tutor), o graduando pode atuar de forma mais ativa, ajudando na resolução de casos reais.

 

O contato com os pacientes é fundamental para desenvolvimento do profissional, que conseguirá assim até aprimorar a experiência para assumir a responsabilidade nas decisões quando receber o diploma médico.

Educação e Saúde sempre alinhadas para o desenvolvimento da sociedade!

 

 

Por: Vida Diária/Robson Dias

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.