:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Nos últimos 20 meses, a saúde pública no município de Mucuri tem passado por uma verdadeira metamorfose. Uma transformação que tem refletido direta e positivamente na vida da população mucuriense.

Tanto na Atenção Básica – onde o município saltou de 7º para o 1º lugar no ranking dos 21 municípios do extremo sul baiano, na avaliação do Ministério da Saúde -, quanto na oferta de serviços de média e alta complexidade realizados com 100% de recursos próprios do município, utilizando equipamentos de alta tecnologia, que minimiza substancialmente o sofrimento do paciente e o tempo de recuperação.

São procedimentos urológicos como RTU’s de próstata, vasectomia, postectomia ou circuncisão, biópsia prostática e procedimentos de intervenção cirúrgica para retirada de cálculos biliares na vesícula por videolaparoscopia.

Na última terça-feira (02/08), a Prefeitura de Mucuri, em parceria com o Hospital São José, realizou mais 12 cirurgias de vesícula por videolaparoscopia, minimamente invasiva.

Esta ação é fruto da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri e o Hospital São José de Itabatã e foi realizada por um corpo clínico composto por profissionais altamente qualificados, incluídos na lista dos três profissionais mais recomendados nesta área, na nossa região, liderado pelo médico Raphael dos Santos Matos, especialista em cirurgia geral.

De acordo com o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, secretário Municipal de Saúde em Mucuri, o município de Mucuri oferece, mensalmente, 10 cirurgias para retirada de cálculo na vesícula. A periodicidade pode variar de acordo com a demanda. Essa mesma equipe médica faz atendimento ambulatorial no Centro de Especialidades em Itabatã.

Ainda segundo Fernando Jardim, o sucesso dessa empreitada, desde a sua implantação no ano passado, se deve, principalmente, ao empenho do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), que não tem medido esforços para que se alcance êxito no trato com a saúde da população de Mucuri, objetivando, sempre, atingir a excelência, não apenas na região do extremo sul baiano, mas, também alcançar os melhores índices e se posicionar entre o melhor serviço de saúde na esfera estadual.

Para o prefeito Robertinho, as melhorias e os avanços na saúde de Mucuri na sua gestão, só está sendo possível, graças ao ótimo time de profissionais de saúde que o município possui. “Depois de Deus sobre nosso comando, devemos reconhecer, os nossos trabalhadores das Unidades de Saúde, que estão na ponta, no dia a dia, atendendo a população, até os profissionais administrativos, que tratam dos serviços burocráticos, oferecendo o seu melhor. Então, é o que eu sempre digo. Não tem como fazer nada sozinho. É preciso de uma equipe alinhada, motivada, que trabalha em sincronia, que fala a mesma língua. Quando isso acontece, não tem como dar errado. Por isso, tenho orgulho do nosso time. E isso é só o começo, vem muitos outros avanços por aí”, destacou o Robertinho.

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.