:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Medeiros Neto: Após ser demitido há dois anos, um operário da construção civil de Medeiros Neto passou a catar pneus e transformá-los em móveis. A ideia deu tão certo, que Wanderlei Neres atualmente vive da nova profissão de designer de pneus. Além disso, o trabalho obteve um resultado que não estava nos planos dele: segundo um agente comunitário de saúde da região, no último verão, por exemplo, nenhum vizinho pegou dengue, zika ou chikungunia.

Wanderlei contou que, sem trabalho e sem dinheiro, foi na internet que encontrou a solução para o problema. “De cara eu já encontrei esse trabalho com pneu. E eu gostei, porque o pneu tem facilidade em você trabalhar outras formas de materiais, modelos diferentes, criar”, disse. 

Depois de aprender a montar uma peça, Wanderlei começou a fazer as próprias adaptações para fabricar as poltronas e mesinhas. Além dos pneus de carro e moto, parafusos, esmalte sintético e verniz, ele usa sisal e eucalipto tratado. Um vizinho do ex-operário, proprietário de uma área onde Wanderlei deixa os móveis para secar, aprova o trabalho. “Uma arte boa que ele arrumou, e Deus ajude ele que vá em frente”, diz Gedeon Souza.

Wanderlei usa o dinheiro com a venda dos móveis para pagar as contas e repor os materiais que precisa para a montagem. Além do lucro, Wanderlei também acaba ajudando a natureza. “Está tirando pneu, que além de causar inúmeros danos ao meio-ambiente, também serve de criadouros de mosquitos, como o aedes aegypti", afirma o agente comunitário de saúde Dieci Santos.

Quem tiver interesse em adquirir os produtos do artesão, é só ligar e encomendar no (73) 9 9963.7985.

Por: Vida Diária/ G1 BA.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

COLUNAS Gente de opinião!

RELIGIÃO Voz para todas as crenças

Amigo Bicho O Vida tem um cantinho só para eles