:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O Ministério Público do Estado (MP-BA) fará, nesta quinta-feira (31), uma reunião de emergência em Xique-Xique, na região do Vale do São Francisco, semiárido baiano, a fim de discutir o caso de seca da Lagoa de Itaparica, uma das maiores da bacia do Rio São Francisco. Nesta semana, centenas de peixes morreram no local depois que a água secou, segundo a promotoria.

A reunião foi marcada pelo Núcleo de Defesa do Rio São Francisco (Nusf) e contará também com participação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), dos prefeitos de Xique-Xique e Gentio do Ouro e representantes do Ibama, Inema, Adab, Condevasf e da comunidade local. O encontro acontece a partir das 14h na sede da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) de Xique-Xique e vai discutir soluções para o problema.

Itaparica é a maior lagoa marginal da bacia do Velho Chico, com 24 quilômetros de extensão, passando por Xique-Xique e Gentio de Ouro. Ela faz parte de uma Área de Proteção Ambiental (APA) e é um dos principais reservatórios hídricos naturais e o principal berçário da ictiofauna (conjunto de espécies de peixes da região biogeográfica). Por conta de seu uso para a pesca, a lagoa era conhecida como "mãe da pobreza".

Por Vida Diária: Andressa Lima/Correio.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

COLUNAS Gente de opinião!

RELIGIÃO Voz para todas as crenças

Amigo Bicho O Vida tem um cantinho só para eles