:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Os sistemas de energia estão se transformando rapidamente, puxados pelos fortes investimentos em fontes de geração renováveis, que superam em capacidade os novos projetos de combustível fóssil. E com folga: o total de 162 gigawatts (GW) de energias renováveis adicionado em 2016 representou 60% de todas as novas adições de capacidade ao longo de 12 meses.

Segundo relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA, na sigla em inglês) divulgado nesta semana, os dados de projetos e leilões sugerem que todas as tecnologias de geração de energia renovável atualmente comercializadas terão cada vez mais vantagens competitivas e poderão até se tornar mais baratas que os combustíveis fósseis até 2020.

O custo de geração de energia eólica terrestre caiu cerca de 25% desde 2010 e os custos de energia solar fotovoltaica caíram 73% no mesmo período. E não para aí. Os custos da energia solar deverão diminuir ainda mais, caindo pela metade até 2020.

O relatório prevê que, nos próximos dois anos, os projetos de energia solar e eólica terrestre poderão fornecer o quilowatt-hora (kWh) a 3 centavos de dólar ou menos, significativamente abaixo do custo atual da energia proveniente de combustíveis fósseis.

Por comparação, os custos médios globais nos últimos 12 meses para a energia solar e a energia eólica estão em 6 centavos de dólar e 10 centavos de dólar por kWh respectivamente. Mas, segundo a IRENA, os recentes leilões do setor sugerem que futuros projetos reduzirão significativamente essas médias.

Avanços tecnológicos contínuos, mercado mais competitivo e aumento da base de desenvolvedores experientes em projetos de médio a grande porte são citados como fatores de redução de custos recentes.

 

Por: Vida Diária/Exame

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

EDUCAÇÃO Cultura e Conhecimento

SAÚDE Dicas e informativos pra cuidar de você

Boletim semanal das arboviroses – 17 a 23/03
Boletim semanal das arboviroses – 17 a 23/03
Publicado: Segunda, 25 Março 2024 19:22 Prefeitura disponibiliza vacina contra a gripe; saiba quais são os grupos prioritários
Prefeitura disponibiliza vacina contra a gripe; saiba quais são os grupos prioritários
Publicado: Segunda, 25 Março 2024 19:20 Boletim semanal das arboviroses - 10 a 16/03
Boletim semanal das arboviroses - 10 a 16/03
Publicado: Terça, 19 Março 2024 18:31