:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A Comissão Eleitoral do Conselho Tutelar com apoio da Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu no Plenário Rosalvo Francisco da Silva da Câmara Municipal de Mucuri, uma capacitação obrigatória para os dez conselheiros titulares e nove suplentes definidos no pleito realizado no último dia 1º de outubro. E sob condução do CMDDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mucuri, as atividades foram finalizadas na manhã desta terça-feira (09/1).

Para estarem aptos a atuar, os participantes tiveram que atingir minimamente 80% de avaliação e presença, antes de iniciarem os trabalhos, o grupo ainda passou por um período de transição, quando conheceram os casos em andamento que irão assumir, bem como as rotinas do conselho tutelar, objetivando assim uma capacitação prática antes de assumirem os cargos. Os assuntos abordados nos encontros tiveram como base o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que dá suporte para o trabalho. A partir deste instrumento, foram desenvolvidas dinâmicas com os participantes para melhor assimilação do conteúdo.

Também houve destaque para o Sistema de Garantia de Direitos para Crianças e Adolescentes (SGDCA) e discutidas as ações que os conselhos desenvolvem em conjunto com as pastas municipais. Representantes das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde contribuíram com as orientações e a capacitação foi ministrada por Fábio Feitosa, da empresa COGITARE – Assessoria, Consultoria e Treinamento LTDA.

Os eleitos serão empossados às 09h desta quarta-feira, dia 10 de janeiro, no Plenário da Câmara Municipal de Mucuri. A presidente do CMDDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mucuri, Marli Ferreira Pego, ressaltou a importância do trabalho de cada conselheiro na política pública municipal de defesa dos direitos da criança e do adolescente. E disse que a capacitação é uma regra, pois o objetivo é de fornecer técnicas operacionais necessárias para o pleno exercício da função de Conselheiro Tutelar, que visa assegurar os direitos das crianças e adolescentes, conforme os princípios estabelecidos no ECA.

O secretário Municipal de Assistência Social de Mucuri, Nodje Walter Neiva Diamantino, lembrou que a capacitação faz parte do processo como um todo, para aprimorar seus conhecimentos sobre suas atribuições e competências, e, assim, a sua prática, e de contribuir para mudanças efetivas no atendimento à infância e juventude no município, mobilizando os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos.

Os novos Conselheiros Titulares da Regional I:

ZEBINA SILVA DE OLIVEIRA, CYNARA LOURES DE FREITAS, REGINA VILLA NOVA ESTEVE, FABRICIANA DE ARAÚJO KOCH BRITO E ÉVILA SANTOS VERGULINO.

Os novos Conselheiros Titulares da Regional II:

EDVAN PEREIRA DOS SANTOS; CARLITO SOUZA TEIXIRA; ERENITA GOMES DA SILVA, MARIA APARECIDA SOARES PEREIRA; MARIA NILVA OLIVEIRA PEREIRA SILVA.

 

Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.