:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A produção da mandioca é um dos propulsores da economia no campo nos municípios do norte do Espírito Santo e extremo sul da Bahia, compostos majoritariamente por comunidades de agricultores familiares, que sobrevivem desta cultura e seus derivados. A mandioca serve de alimento e fonte de renda, entretanto, a falta de estrutura da cadeia produtiva na região limita a agregação de valores, o aproveitamento da produção e escoamento, além de o pouco excedente gerado ser destinado ao mercado informal, o que limita ainda mais o lucro dos agricultores.

“A Suzano acredita fortemente no valor compartilhado e busca contribuir, cada vez mais, para um legado de sustentabilidade em suas áreas de atuação. Assim, promover a geração de renda e o desenvolvimento sustentável nas comunidades vizinhas às nossas operações faz parte de nossa condução de negócio. Por este motivo, firmou-se esta parceria com a Fundação Banco do Brasil, implementada pelo Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro), com o objetivo de atuar nas lacunas da cadeia, com assistência técnica a agricultores, estruturação de farinheiras para o beneficiamento, e entendimento e inserção da produção no mercado local e regional”, afirma Giordano Automare, Gerente Executivo de Desenvolvimento Social da Suzano.

O Investimento total do projeto será de 2,6 milhões de reais e beneficiará diretamente seis diferentes municípios entre o norte do Espírito Santo e extremo sul da Bahia (Aracruz e Conceição da Barra, ambos no estado do Espírito Santo; Alcobaça, Caravelas, Mucuri e Prado no estado da Bahia), totalizando 628 famílias de pequenos produtores rurais, quilombolas, indígenas, jovens e mulheres.

Apesar do contexto socioeconômico, as comunidades seguem buscando superar os desafios de produção e acesso ao mercado. A organização e o planejamento da produção, a estruturação das farinheiras (unidades de produção) dessas regiões e o estímulo ao acesso a novos mercados oportunizam um novo olhar para a atividade de mandiocultura e uma nova perspectiva de vida para as famílias envolvidas, justificando os investimentos necessários em infraestrutura, equipamentos e melhoria dos processos de produção propostos pelo projeto.

Com o projeto, Suzano e Fundação Banco do Brasil esperam potencializar a cadeia da mandiocultura nos territórios impactados pelo projeto. Para Luciana Bagno, diretora executiva de Desenvolvimento Social da Fundação Banco do Brasil: “A Fundação BB se orienta pelos valores da sustentabilidade, eficiência e a inovação para inclusão e efetividade da transformação socioambiental. Esse projeto vai impactar diretamente os nossos públicos priorizados, fortalecendo a cadeia produtiva que gera empoderamento ao território, a partir da otimização da produção e da comercialização da mandiocultura.”

Investimento – O foco dos investimentos direcionados a este projeto está no aprimoramento através de capacitações dos beneficiários para melhoria dos processos de produção, nas adequações das infraestruturas de beneficiamento para agregação de valor à mandioca e derivados, e na disseminação da tecnologia social “Farinheira Sustentável”, que incorpora os processos oriundos do cultivo, colheita e processamento da mandioca que são tratados integralmente, contemplando os pilares ambiental, econômico e social. Por fim, no estabelecimento de processos de produção visando garantir regularidade, volume e qualidade dos derivados da mandioca, para acesso a mercados diversificados, consequentemente aumentando a renda das famílias.

 

Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.