:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Neste ano de 2018 uma relevante parceria foi firmada entre a ONG Paspas e o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF). A equipe do presídio, entre eles, o diretor Tenente Coronel Osíris Moreira Cardoso e o Serviço Social, está apoiando o desenvolvimento do curso Joias Sustentáveis que está sendo oferecido pela PASPAS às internas. As atividades iniciaram em 28 de março. O presídio de Teixeira de Freitas já promoveu outras ações com objetivo de possibilitar a ressocialização das internas, melhorar a convivência e melhor prepará-las para enfrentar o preconceito ao ser egressa na sociedade. Dentro do CPTF as internas participam da educação formal, têm acesso a atendimento médico, participam de palestras, etc.

 

O curso “Joias Sustentáveis” é uma Tecnologia Social criada pelo Instituto REDECRIAR na pessoa de Andréa Jaeger Foresti. Traz ensinamentos de como transformar embalagens plásticas, que seriam descartados quando seus conteúdos fossem totalmente consumidos em colares, chaveiros, pulseiras, marcadores de páginas de livros, porta guardanapos, etc.

 

O curso não se limita à confecção das peças acima citadas, oferece aprendizagem sobre técnicas de comercialização, experiência de geração de trabalho e renda de forma cooperativa com possibilidades de inserção em redes colaborativas, bem como auxiliam as integrantes a esboçarem perspectivas de futuro, desenvolverem a autoestima, potencializarem-se como sujeitos autônomos capazes de produzir, comercializar e se relacionar.

 

O processo de criação das peças é totalmente artesanal. O preparo da matéria prima inicia a partir do corte do material e aquecimento das peças utilizando a chama de uma vela. Toda técnica envolve muita criatividade e subjetividade, pois as integrantes ao criar suas peças, podem usar os modelos que o curso tem para referência ou simplesmente  deixar fluir a imaginação para imprimir sua própria marca. Existe toda uma combinação de cores, formatos e o acréscimo de miçangas, pedrarias e outros elementos que valorizam o produto final.

 

Para auxiliar no processo de comercialização, a ONG promove exposições em diferentes locais. Foi elaborado ainda um catálogo (mostruário) das peças produzidas. A PASPAS está localizada na Rua João Amaro Gomes, 775, Bairro Tancredo Neves, Teixeira de Freitas, BA.

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.