:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Neste domingo (08) é comemorado o Dia das Mães em todo o território nacional, por isso, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas tem a alegria de homenagear todas as pessoas que exercem este papel tão importante para a nossa sociedade.

A professora Dulcineia Alves Barbosa, de 50 anos, tem dois filhos e sempre trabalhou fora, por isso, ressalta os desafios da dupla jornada e também fala sobre o auxílio na educação das crianças das quais leciona.

“Ser mãe e trabalhar fora é meu maior desafio porque a gente tenta atender as demandas externas e as demandas internas da família. Sobretudo nós, que somos professoras, assumimos esse desafio porque nos colocamos como mães também daquelas tantas crianças que assumimos as responsabilidades no âmbito escolar. Mas, apesar de desafio, também foi o que me construiu enquanto pessoa, enquanto indivíduo que faz parte de uma sociedade, enquanto ser humano”.

Dulcineia ainda destaca a importância desse dia especial: “Comemorar o dia das mães é de fundamental importância, na verdade mãe é todos os dias, principalmente naquele momento que ninguém vê. Mas ter um dia exclusivo para homenagear é crucial para que a sociedade lembre da importância fundamental na vida de mulheres e de tantas outras pessoas que assumem esse papel da maternidade”.

Quando as filhas conhecem a maternidade

Comemorar o Dia das Mães sendo filho é uma grande alegria, porém, celebrar este dia sendo mãe concede um significado muito maior à esta data, é o que diz Ariane Sacramento, de 22 anos, que tem uma filha de 3 anos de idade.


“Quando ainda não vivemos a maternidade, talvez não damos tamanha relevância para o Dia das Mães, mas quando nos tornamos mães, fica muito especial. Agora que eu sou mãe eu entendo a importância dessa data, por estar perto da minha filha e por estar perto da minha mãe”, explica Ariana, que ainda ressalta os desafios sobre a jornada de trabalhar, estudar e educar:

“É bem difícil estar distante da minha filha o dia todo, e quando chego em casa quero dar atenção para ela, mas muitas vezes tenho que estudar, então isso atrapalha um pouco o contato. Tem essas partes difíceis, mas é muito bom ser mãe”, finaliza.

Marizete Gonçalves de 52 anos, é professora, tem uma mãe de 104 e dois filhos, um de 35 e um de 32. Por isso, se sente privilegiada por Deus por poder ser a filha e também ser a mãe nesse dia especial:

“Ser mãe para mim é importante, é amar, é abraçar, é dar carinho, é todos os dias também ouvir o nome ‘mãe’. A minha mãe tem 104 anos e hoje agradeço a Deus por ela estar junto conosco. Por isso o dia das mães é ainda mais importante. Eu tenho essa base de ser mãe por conta da minha mãe”.

Gostaríamos de abrir esse espaço para todas as mães de Teixeira de Freitas, mas ainda assim seria pouco. O que podemos é desejar um Feliz Dia das Mães com carinho e amor. Feliz dia das mães, teixeirenses!

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.