:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Uma iniciativa vem levando oportunidades para capacitação de pessoas na Bahia e em Minas Gerais. É o Programa Cultivar da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, que abre novas turmas para formação de Mecânicos de Máquinas Florestais. Vinte alunos vêm participando das capacitações, sendo 10 em Teixeira de Freitas, na Bahia, e mais 10 alunos em Curvelo, Minas Gerais.

O Programa, desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), conta com aulas presenciais teóricas e práticas. Os alunos têm contato direto com os equipamentos da companhia e a oportunidade de aprender com o time especializado em Manutenção, no Centro de Manutenção, em Teixeira de Freitas, visando a qualidade da formação. Representantes das áreas de Desenvolvimento de Pessoas – Excelência Operacional, Gente & Gestão, Colheita Florestal das unidades da Suzano da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais também participam na capacitação dos participantes do Cultivar. 

A oportunidade atraiu Danilo Lima da Silva, morador de Curvelo, em Minas Gerais, que se inscreveu no programa após conhecer mais sobre a atuação da empresa. “Minha expectativa para esse curso é a melhor possível. Tive a oportunidade de conversar com colaboradores da Suzano e confesso que a área me chamou muita atenção. Jamais imaginava que teria a oportunidade de fazer uma capacitação como essa e hoje estou aqui, aprendendo sobre esse universo novo”, contou. 

Uma nova experiência também para Vanessa Santos Barreto, de Teixeira de Freitas, na Bahia, que trabalhava na área de calçados antes de ingressar no Programa Cultivar e comemora a oportunidade de capacitação. “Sempre tive interesse pelos cursos da Suzano e do Senai, acompanhava os cursos e vibrei quando deu certo a inscrição. Abracei essa formação e estou me dedicando para atuar na área florestal”, afirmou.

Cultivar e capacitar novos profissionais

Investir na capacitação de novos profissionais, promovendo oportunidades, o desenvolvimento social e a inclusão nas regiões em que atua é um dos direcionadores da Suzano. O Programa Cultivar é uma dessas ferramentas de transformação e vem colhendo resultados nessas comunidades, oportunizando novos caminhos profissionais para seus alunos. Operadora de máquinas florestais há nove meses em Teixeira de Freitas, Isleia Costa de Jesus participou das capacitações do Programa em 2021 e lembra como a formação abriu perspectivas não só para ela, mas para outras mulheres. “Há um comprometimento muito grande da Suzano em capacitar pessoas, e o Cultivar abriu uma porta muito grande na minha vida. Tinha o sonho de trabalhar na área florestal, mas era algo distante pois quase não havia espaço para as mulheres. Fui esteticista, cabelereira, motorista de aplicativo e hoje sou operadora de máquinas florestais. Devo isso a Suzano”, destacou. 

O Programa Cultivar da Suzano oferta formações de operador e operadora de máquinas florestais e de mecânico e mecânica de máquinas florestais. As informações sobre a iniciativa e o cronograma dos cursos serão divulgadas em parceria com as instituições formadoras, como o Senai.

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.