:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 25 de julho: Nesta segunda-feira (24), o Clube de Engenheiros Civis do Extremo Sul (CECESB), articulou em encontro entre o presidente do CREA-BA, Joseval Carqueija, o qual estava em visita na cidade, e o prefeito Dr. Marcelo Belitardo. Dentre as pautas discutidas, o presidente do CREA ressaltou o compromisso do prefeito com a população ao realizar obras essenciais, como, por exemplo, a obra de drenagem das ruas do Shopping Teixeira Mall, além da doação de terreno para construção da sede própria do CREA.

De acordo com Joseval Carqueija, “não é todo gestor público que gosta de fazer obra de drenagem, pois a população não reconhece, mas são obras bastante importantes para o município, ou seja, são obras necessárias. Nós vemos o crescimento das cidades através do volume de RT emitido, principalmente, de construção, e Teixeira de Freitas é uma dessas cidades. Por isso, é importante estarmos aqui para fiscalizar essas obras e verificar se a construção está de acordo com as medidas do espaço, para não ocorrer nenhuma irregularidade de obra mal construída. As pessoas precisam acabar com esse mito de que engenheiro é “artigo de luxo”, é necessidade, e a fiscalização tem esse objetivo, especialmente, em cidades com franco crescimento de sua zona urbana”.

Ao falar sobre as construções de pessoas “leigas”, que podem gerar uma situação irregular, a diretora do Clube de Engenheiros Civis, Rosana Marcelo, relata o seguinte: “na verdade, a procura de construtores pessoas físicas acaba sendo a nossa rotina, eles chegam até nós para pedir orientação sobre como é o procedimento de regularização para vários serviços, como reformas e construções, além de aberturas de loteamentos ou condomínios. Como temos essa experiência, tanto da parte regulatória junto ao município e cartório, quanto ao sistema CREA, nós damos todo suporte de como proceder de forma legal, para que não venham sofrer com futuras situações. Para quem queira tirar dúvidas, nos procurem, o clube ainda não tem uma unidade física, nos encontramos na sede do CREA, localizada no prédio do antigo Banco do Brasil, no Edifício Esmeralda”, concluiu a engenheira.

De acordo com Aline Marcelo, presidente do CECESB, “esta oportunidade foi ímpar, porque estamos passando pelo processo de drenagem, então é muito importante a presença do CREA, ver a questão das obras e dialogarmos com os profissionais, saber as necessidades e passar algumas demandas, as quais são bem importantes”.

Com relação à possível e futura construção da sede própria do CREA em Teixeira, o presidente que há realmente um interesse e já conversou com o prefeito sobre. “O CREA tem interesse de construir uma sede própria, com mais estrutura para organizar essas reuniões, por exemplo. Estamos em andamento com inspetoria própria nas cidades de Luís Eduardo Magalhães, Vitória da Conquista, Irecê e Juazeiro. Além de já termos unidades próprias nas cidades de Feira de Santana, Barreiras e Jequié. Estava conversando com o prefeito sobre a possibilidade da prefeitura fazer a doação do terreno, para que possamos construir uma inspetoria moderna, com ambiente de reunião, para evento, auditório para 100 a 150 pessoas e muitas outras vantagens”, concluiu Joceval Carqueija.

Por: Vida Diária/Robson Dias e Mírian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.