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Com o objetivo de fortalecer as associações de produtores rurais do Extremo Sul da Bahia, a Suzano realizou, ao longo do segundo semestre de 2023, uma série de oficinas de boas práticas de gestão e comercialização. Ao todo, 104 integrantes de 38 associações, localizadas em seis municípios baianos, foram capacitados por uma equipe técnica da empresa. O projeto terá prosseguimento com novas oficinas em 2024.

Um dos participantes das oficinas foi o agricultor Nerivaldo Oliveira do Couto, que é tesoureiro da Associação de Produtores Rurais de Itaitinga, em Alcobaça. “Esse projeto nos ajudou a entender melhor sobre a parte burocrática da associação e fazer a gestão financeira de forma correta e transparente. Nós levamos nossas principais dúvidas e problemas, que foram esclarecidos pelos técnicos da Suzano, e agora conseguimos trabalhar de forma mais profissional e responsável”, afirma Nerivaldo.

As oficinas foram ministradas pela equipe do Escritório de Projetos da Suzano Bahia, formada pelo coordenador Francisco Colli e por Wilson Maravilha (fortalecimento produtivo), Elisiane Lacerda (comercialização) e Gabriel Vendramini (gestão).

A primeira oficina ocorreu no dia 23 de agosto para as associações das comunidades localizadas ao longo da rodovia BR 418. Já nos dias 4 e 17 de setembro, foram realizadas oficinas para as comunidades da BA 290 e BA 698, respectivamente. Cada oficina teve a participação de dois representantes de cada associação, contemplando 38 entidades dos municípios de Nova Viçosa, Mucuri, Alcobaça, Caravelas, Teixeira de Freitas e Prado.

De acordo com o consultor de Negócios Sustentáveis da Suzano, Gabriel Vendramini, o trabalho terá continuidade com novas oficinas e mais associações contempladas dentro dos três eixos (BA 290, BA 698 e BR 418). “Nosso planejamento é dar sequência ao projeto com mais duas oficinas por eixo. Uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre de 2024, ampliando os temas sobre gestão e comercialização”, afirma.

Na área de gestão, as próximas oficinas terão os seguintes temas: mural da transparência, sucessão de diretoria e fluxo de caixa. Já na área de comercialização, os temas serão: rotulagem de produtos, adequação sanitária e boas práticas na manipulação de alimentos.

Conforme Gabriel, o projeto faz parte dos trabalhos de relacionamento da Suzano com as comunidades do entorno da empresa. “Este trabalho está alinhado com as diretrizes de fortalecimento das organizações da sociedade civil representativas das comunidades que têm relacionamento com a Suzano, buscando a autonomia das associações e contribuindo com o aumento da renda monetária das famílias envolvidas”, ressalta.

 Por: Vida Diária/O Sollo

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