:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O fim do outono se aproxima e o inverno se faz mais próximo. E penso que todos concordam que esta estação proporciona um ótimo clima para se beber um bom vinho. Em especial os tintos. Ainda que vinho seja bom em qualquer época. Mas de fato, quando temos um clima mais frio e chuvoso, assentar-se em uma sala ou em frente a uma lareira e degustar aquele vinho que mais gostamos, é, sem sombra de dúvida, uma experiência por demais prazerosa.

Com o inverno e o frio acompanhando, a gastronomia nos traz pratos típicos da estação, mais quentes e suculentos, tais como: sopas, caldos e guisados. E será que podemos harmonizar esse tipo de comida com vinhos? Alguns tipos são um pouco complicados para se harmonizar, mas sempre haverá alguma possibilidade de se colocar um ótimo vinho ao lado de um bom prato.

SOPAS: ótimo prato para o inverno, a sopa aquece o corpo e tem muitas possibilidades de receitas, com legumes ou carnes. Para uma sopa de legumes, que é mais leve, harmonize com um Pinot Noir, também leve ou mesmo com um merlot. Sugiro o Pinot Noir Cave Boscato 2016 ou o Provado Merlot 2010 da Cavas do Vale.

Caldo Verde: este caldo costuma ser bem encorpado e possui sabor bastante herbáceo, sendo bastante cremoso. Harmonize com vinhos de corpo médio. Sugiro o Autêntico Merlot ou Autêntico Petit Verdot, safra 2017.

 

Polenta com carne moída: uma polenta mole com aquele belo ensopado de carne moída por cima é um prato delicioso e fácil de fazer. Harmonize com tinto de corpo médio, com boa estrutura. Sugiro os vinhos da linha Reserva da vinícola Larentis, com Malbec, Tannat, Merlot e Cabernet Sauvignon.

Feijoada: a famosa feijoada brasileira também pode ser harmonizada com vinhos. Um parto bastante untuoso pede um vinho com bastante acidez, que ajuda a equilibrar a gordura do prato. Deixo como sugestão o espumante Arte Brut da Casa Valduga.

Fondue de Queijo: a fondue de queijo é um prato tradicional do inverno. Harmonize com um vinho branco seco. Minha sugestão é o vinho Larentis Reserva 2018 Chardonnay/Viognier.

Fondue de Chocolate: a fondue de chocolate poderá ser harmonizada com um tradicional vinho do Porto. Uma harmonização clássica no mundo enogastronômico.

Faça suas escolhas e aproveite bem o inverno em nossa região.

 

Vaner Lúcio Benetti

Sommellier FISAR

WSET 1

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.