:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Hoje em dia tem se falado muito em coaching e tem crescido o número de pessoas que trabalham como coach. Mas são muitos que ainda não sabem o que significa. Por causa disso, resolvi fazer este artigo de modo a esclarecer exatamente o que vem a ser isso.

Realização, conquista, mudança, bem estar pessoal e profissional, autoconhecimento. Até que ponto estas palavras são parte da atual realidade em que você se encontra atualmente? O coaching é um processo interativo entre duas pessoas (individual) ou mais (grupo) que tem como objetivo auxiliar pessoas ou empresas a se desenvolverem rapidamente, produzindo resultados satisfatórios nos diversos aspectos da vida pessoal ou empresarial. Isso será feito através de ferramentas e estratégias que conduzirão as pessoas envolvidas no processo de coaching a realizarem aquilo que elas querem realizar. No âmbito empresarial, o coaching contribui para o desenvolvimento de equipes, líderes e das relações interpessoais visando atingir as metas da organização.

Todas as metodologias utilizadas foram testadas e comprovadas cientificamente no sentido de serem capazes de realmente transformar a vida das pessoas e das organizações. No processo de coaching pessoal, a metodologia conduz o indivíduo a descobrir, acessar e desenvolver todo seu potencial por meio de um profundo trabalho de autoconhecimento para gerar os resultados esperados por quem procura este processo.

Uma das principais razões do coaching funcionar e trazer resultados é o fato dele colocar você   pra agir, retirando-o de sua inércia física e mental para um estado em que você reconhece a necessidade de executar o que for preciso para se atingir o que quer. São muitos os benefícios gerados pelo processo de coaching: acessar e controlar os estados emocionais intensos; identificar e superar problemas, obstáculos e bloqueios pessoais e profissionais; superar medos, ansiedade e as crenças limitantes - que impedem as pessoas de acreditarem e conquistarem aquilo que desejam; aumentar a autoconfiança e o equilíbrio interno; aumentar a energia, a disposição; melhorar relacionamentos e a comunicação entre as pessoas; aumentar o foco e a concentração, ampliando a capacidade de planejamento de tarefas e organização do tempo; desenvolver competências e liderança. Tudo isso depende do enfoque que cada coach dá ao tipo de área que ele (o coach) irá trabalhar.

Há diversos nichos trabalhados no coaching, por exemplo: coaching de relacionamento, coaching de carreira, coaching familiar sistêmico, coaching sexual, coaching infantil, etc. São infinitas as possibilidades de trabalho com as pessoas.

Há muitos psicólogos trabalhando nesta área mas, infelizmente, há outros tantos que rejeitam ou percebem este trabalho como algo similar ao processo psicoterápico e que não deveria existir, como se um tivesse tomando o lugar do outro. Mas isso é falta de conhecimento sobre o assunto. Uma das grandes diferenças, e principais, com relação a uma psicoterapia é que no coaching não se trabalha o passado. Partimos do ponto atual da pessoa em direção ao futuro, àquilo que a pessoa almeja. No caso de pessoas com questões sérias ou traumáticas no passado é feito um encaminhamento para um psicólogo. Outra questão muito importante é o fator tempo. O coaching é um processo muito rápido porque trabalha muito o foco naquilo que a pessoa quer atingir ou modificar. Não permitimos que a pessoa que procura este tipo de trabalho fale sobre aquilo que não está dentro do objetivo a ser alcançado, então não há desperdício de tempo. Por isso o processo de coaching é bem mais rápido do que algumas psicoterapias, embora o coaching não dê conta de certas questões, caso a pessoa necessite superá-las primeiro. Como eu disse, o coaching não está preocupado com o que houve no passado da pessoa.

Pra mim, pessoalmente, tem sido um grande enriquecedor do meu trabalho como psicoterapeuta sexual. Instrumentalizou-me muito, ampliou minhas possibilidades e visão do tipo de conduta a ser desempenhada. Hoje meu foco maior tem sido o trabalho como coach, mas com minha expertise enquanto psicoterapeuta e psicóloga. O coaching possui um enfoque diferente no sentido de estabelecer metas e estratégias práticas para você alcançar aquilo que você quer modificar ou implementar em sua vida, checando o comprometimento e motivando constantemente a pessoa que nos procura.

O homem deve estar consciente de que sua missão é viver uma vida plena de sentido, e dar respostas transcendentes a cada situação. Pode ser despojado de tudo, menos de liberdade de decidir que atitude tomar diante das circunstâncias. E pode dizer sim à vida, independente de tudo.” (Viktor Frankl)

Até a próxima semana.

Não deixem de curtir:

Facebook: www.facebook.com/comamoravida/

E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. //

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.