:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Hoje em dia a criança já nasce com o dedinho cheio de habilidades para mexer nas telas de smartphone e tablet. Eu conheci uma família que o menino de 5 anos já estava no segundo smartphone habilitado com whatsApp e tantos joguinhos. Exagero? Não sei, talvez renda uma boa discussão. Há papais e mamães que encontraram nos aparelhos uma espécie de babá eletrônica. A criança ficou entediada? Simples, basta ligar o smartphone ou tablet e entregar para o filho que ele vai ficar hipnotizado e, principalmente, quietinho. Mesmo sendo pedagogo, não é esta a proposta desse texto de fazer julgamentos e análises sobre comportamentos familiares modernos. Uma coisa posso dizer. Os exageros precisam ser combatidos e a criança precisa ser melhor observada pelos seus responsáveis. Quando algo de errado for detectado, um profissional precisa ser procurado o quanto antes.

Voltemos às dicas de hoje, objeto dessa coluna. Há nas lojinhas, os aplicativos que têm a proposta de serem educativos e lúdicos. Há apps voltados para crianças menores de 5 anos (isso mesmo) com uma preocupação especial de serem adaptados à esta faixa etária. Para os que nem completaram 5 anos de idade há o Sons de Animais (Papumba) com 41,90MB de tamanho. O aplicativo tem ótimos gráficos com um colorido bem bacana para esta idade. Outra característica legal é o idioma. O Sons de Animais tem áudio em Português. Há vários apps do gênero, mas muitos são em Inglês.  O app oferece o som de mais de 80 animais. Cada vez que a criança toca o dedinho na tela, ela, além de ouvir o som, por exemplo, do cachorro latindo, tem informações faladas sobre o comportamento animal. Por exemplo, o cão vive na casa, ele abana a calda quando está feliz, etc. Além dessa função, há joguinhos de trivia e de memória. Para ampliar as funções do joguinho, a empresa oferece a compra de pacotes com novos animais. O pacote completo, com todos os animais, é vendido a R$ 13,99. Mas não se preocupe. Se você não quiser comprar, seu filho continuará usando normalmente o aplicativo com as funções gratuitas. 

Com esta proposta de fazer a criança se divertir brincando com o aparelho, há vários aplicativos disponíveis. Uma dica para quando você encontrar um interessante. Baixe-o primeiro no seu celular ou tablet, faça o teste você mesmo “brincando” e depois passe para o seu filho. Há jogos de quebra-cabeça, de LEGO (inglês), brinquedos musicais, salão de beleza, confeitaria e por aí vai. E para fechar, você tem dificuldades em cantar música de ninar para seu bebê? Há aplicativos que trazem estas musiquinhas. São tão gostosinhas de ouvir que talvez sejam uma boa dica para adultos com insônia. Bom sono e sonhos a todos!!! Até semana que vem.

 

Erb Aguiar – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.