:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 02 de outubro: Uma das principais razões do ser humano cuidar de sua saúde o quanto cedo é, exatamente, evitar diversas doenças que surgem com a idade, uma delas é a Osteoporose. Trata-se de uma doença em que a degradação estrutural e a diminuição da densidade mineral dos ossos aumentam o risco de fraturas ósseas. De acordo com Dr. Mário Sérgio, é a causa mais comum de fraturas em idosos, com maiores incidências nas vértebras, os ossos do antebraço e a anca.

A doença geralmente não manifesta sintomas até a ocorrência de uma fratura. Os ossos podem tornar-se de tal forma frágeis que se fraturam espontaneamente ou à mínima pressão. Exemplo, ficar corcunda é um sinal típico da osteoporose das vértebras. Procure seu médico e encontre formas de evitar tais danos.

Mas, Dr. Mário Sérgio ressalta a importância dos cuidados desde sempre. A Osteoporose pode geralmente ser prevenida e tratada gerenciando os fatores de risco, garantindo a adequada ingestão de cálcio e de vitamina D, bem como, através da prática de exercícios de suporte de peso e da ingestão de bifosfonatos ou outros medicamentos.

Dr. Mário Sérgio é médico e educador popular em saúde pela Fundação Oswaldo Cruz.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.