:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 01 de novembro: Após o Outubro Rosa, as atenções agora voltam-se ao Novembro Azul, outra grande e importante campanha de saúde pública que tem o objetivo de combater o Câncer de Próstata (que ainda atinge um elevado público masculino, principalmente, acima dos 40 anos). Por isso, nesta semana inicial do mês, Dr. Mário Sérgio traz essa conscientização aos homens, da importância de se cuidar precocemente, através dos exames de prevenção.

O Câncer de Próstata é o segundo que mais atinge homens no Brasil, atrás apenas do Câncer de Pele, assim como, é a segunda causa de óbito por câncer.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), algumas medidas preventivas ajudam a diminuir o risco de câncer e de outras doenças crônicas não-transmissíveis, como uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais e alimentos com menos gordura, principalmente, os de origem animal.

Além disso, há outros hábitos saudáveis recomendados, como fazer atividade física diária (em torno de 30 minutos), manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente a hipertensão, diabetes e problemas de colesterol. Fora isso, diminuir o consumo de álcool e não fumar também são essenciais para o combate à doença.

Fique atento aos seguintes sintomas: dor óssea, dificuldade de urinar, urina com sangue, jato de urina fraco, dor e ardor ao urinar e maior frequência urinária (especialmente à noite).

No tocante à fase de prevenção, o exame de próstata não deve ser sinônimo de constragimento, pois na maioria dos casos, não há sinais ou sintomas de câncer. Geralmente, devido ao machismo latente no Brasil, muitos homens deixam de buscar prevenção e tratamento, realmente, esse é um dos preconceitos que precisam ser “exterminado” no país.

Valorize a vida: previna-se! Quanto mais cedo for detectado, mais fácil será tratá-lo.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.