:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Elas são um grupo de mulheres da periferia de Teixeira de Freitas (BA) e, durante a pandemia, buscavam uma atividade que pudesse gerar renda para ajudar no sustento de suas famílias. Assim nasceu o grupo Mulheres Mão na Massa, que passou a produzir biscoitos de diferentes tipos, mas a comercialização continuava a ser um desafio.

Por meio da Secretaria de Assistência Social do município, o grupo se aproximou da Suzano, que passou a apoiar a iniciativa orientando a organização, a produção, a gestão e a comercialização. O apoio da Suzano se dá por meio do Escritório de Projetos, área da empresa que reúne especialistas de diferentes áreas.

Rosa Braga, presidente da Associação Mulheres Mão na Massa, que hoje conta com 15 integrantes, destaca que a Suzano é mais que uma parceira nesse projeto. “Eles nos dão todo tipo de suporte, seja firmando novas parcerias ou ajudando com a documentação, comercialização dos produtos, divulgação, entre outros”, diz ela.

Ela conta que o projeto começou a partir de algumas reuniões de amigas e com o poder público local, e ganhou força com a parceria da Suzano por meio da iniciativa Juntos Somos Mais, que inclui o apoio e incentivo ao empreendedorismo. “Ao apoiar iniciativas como esta buscamos contribuir para alavancar parcerias que resultem em empreendimentos sociais capazes de gerar renda para as comunidades envolvidas”, destaca Andreone Souza, consultor de Desenvolvimento Social da Suzano.

As integrantes da Associação Mulheres Mão na Massa são dos bairros Cidade de Deus, Liberdade I e São Lourenço. Após receber treinamento e orientação, elas passaram a produzir diversos tipos de biscoitos, vendidos no comércio local. A Suzano, além de orientação técnica, também apoiou com equipamentos, criação e posterior confecção de material de divulgação da marca, além de uniformes e EPIs para as participantes, que foram entregues no mês passado em solenidade que marcou o lançamento da Associação.

Maria Sales de Almeida, uma das integrantes do projeto, conta que sua experiência está sendo muito positiva. “Eu soube do projeto há uns oito meses por uma colega que já participava e me indicou. A partir daí, comecei a aprender a como empreender, lidar com dinheiro, ganhar conhecimento, comercializar meus produtos. O projeto, além de me ajudar a gerar renda, me faz ser muto feliz”, afirma. 

 

Rosa Braga, presidente da Associação, salienta que tem planos de ampliar o número de participantes. “Nosso objetivo é contemplar muito mais mulheres, principalmente as que estão vivendo em algum tipo de vulnerabilidade social, e dar a elas as mesmas oportunidades que estamos tendo”, ressalta, acrescentando que, com a parceria da Suzano, hoje já conseguem ter uma renda razoável para auxiliar no sustento de suas famílias.

 

 

Por: Vida Diária/ ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.