:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano), campus de Teixeira de Freitas, recebeu na manhã desta sexta-feira (2), o comandante da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), major Neto, que fez a abertura da palestra “Drogas! É preciso dizer não”. O evento foi no espaço multiuso do instituto.

Alunos do ensino médio e do curso técnico, que contempla as áreas de Administração, Agropecuária e Floresta participaram da palestra ministrada pelo cabo Marcilio Soares Costa, que também é educador.

Numa linguagem bem adequada e fazendo uso de slides, o militar abordou a prevenção ao uso de entorpecentes, enumerou as drogas lícitas e ilícitas e mostrou à comunidade estudantil as diversas situações que incentivam adolescentes a conhecerem o mundo obscuro do uso e do tráfico de drogas.

O major Neto chamou a atenção para a necessidade do jovem não procurar nas drogas o alívio para o seu sofrimento emocional e alertou sobre os impactos que a dependência química causa no âmbito familiar. O oficial defendeu a necessidade do enfrentamento que a Polícia Militar já faz no combate ao tráfico de drogas, mas reconheceu o papel da escola e da família enquanto eixo que move as relações sociais.

“A adolescência é uma fase conflituosa em razão das transformações, principalmente as transformações psicológicas”, explicou o major aos estudantes, destacando que é nessa fase da vida que surgem os questionamentos, a vontade de experimentar o novo, mesmo sem uma ideia bem formada dos riscos. “Por isso a participação da escola, promovendo eventos como este e a vigilância dos pais são muito importante para a prevenção à droga na adolescência”, concluiu.

O diretor geral do instituto, João Botton, pontuou que esse tipo de evento é mais uma medida educativa que a unidade de ensino vem buscando para a classe estudantil.

“Ter a presença da Polícia Militar aqui fazendo essa palestra é uma forma de diversificar o acesso ao conhecimento e esse tipo de discussão é muito importante pra prevenção [ao uso de entorpecente], afinal, nossos alunos estão inseridos em vários contextos sociais e eles se deparam com esses problemas todos os dias”, destacou.

Ivanildo Porto, que é professor e coordenador de ensino do IF Baiano, também vê a palestra de prevenção às drogas como uma forma de ampliar o conhecimento dos alunos no sentido de prepará-los para resistir.

“O adolescente é uma presa fácil para o tráfico de drogas”, lembrou.

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.