:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O já tradicional Colóquio Nacional de Educação Musical chegou a 6ª edição. O evento é baseado na troca de saberes e sempre acontece juntamente com o Encontro de Cordas do ICED em Teixeira de Freitas. Neste ano, realizado nos dias 28 e 29 de julho, com o tema geral: “A Composição Musical Como Recurso Didático Para o Ensino Coletivo de Música”.

No primeiro dia, com mediação da professora Gislaine Romana, o palestrante Luciano Calazans, baiano de Salvador, abordou: Referenciais Culturais e Fundamentos Musicais - Compondo a Partir de Vivências. Em sua apresentação, ele contou que sua formação começou em casa, em rodas de choro promovidas pelo seu pai, o que fez com que seu primeiro contato e entendimento musical fossem sensoriais.

Já no segundo e último dia foram três palestrantes: Breno Bragança, Beetholven Cunha e Valdir Claudino, sob a temática: Formações Musicais, Suas Especificidades Como Determinantes no Processo de Composição e mediação do Maestro Orley Silva. Durante a exposição, os professores trataram das composições que foram feitas para o próprio Encontro e a maneira como muitas vezes as criações se dão pela necessidade de momento, do grupo, da nação e mesmo espiritual.

Conforme explicou Gislaine Romana, uma das idealizadoras do Colóquio, este é um momento que viabiliza o espaço permanente e dialético para que propostas e reflexões de práticas cotidianas do ensino da música possam ter efetividade e melhores resultados no fazer educativo.

O Colóquio Nacional de Educação Musical é uma realização do ICED (Instituto Cultural de Educação e Desenvolvimento). O projeto tem o apoio financeiro conforme Lei nº 9.431/2005.

Por: Vida Diária/Michele Ribeiro

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.