:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Na noite desta quinta-feira (27) foi realizado o Papo Rosa no auditório da OAB, evento promovido pela Comissão do Conselho da Mulher e Advogada. Ao som de Arimar Aguimar, que é cantora e advogada, as convidadas puderam aprender mais sobre o câncer de mama com a mastologista Dra. Rosicarla Dourado. Teve vários brindes e sorteio de mamografia para a comunidade.

Segundo Jussara Matos, Presidente do Conselho da Mulher foi muito prazeroso trabalhar este mês do outubro rosa, “porque é um tema mundial e é importante conscientizar nossa sociedade sobre os cuidados do auto exame. Porque o câncer de mama em estado inicial ele tem cura, então quantas mulheres por muitas vezes não se tocarem, não descobrem o nódulo no estágio inicial ou até mesmo por não fazer o exame de mamografia anual. Então trabalhar com esse tema é de grande relevância para nossa sociedade. É conscientizar o próximo, a conscientização não foi só feita para as advogadas o nosso trabalho da comissão, transcende as paredes na nossa subseção, ela vai às ruas, nas periferias”.

Doutora Rosicarla Dourado Médica Mastologista pode mostrar dados e trazer novidades sobre as tecnologias que estão avançando para melhor atender o paciente. “Um bate papo sobre os avanços que tem ocorrido no tratamento de câncer de mama, falar de diagnóstico é importante, mas falar também do que nós temos feito e os progressos que temos obtido no tratamento também, dá mais ânimo e faz com que a gente desmistifica um pouquinho esta doença”.

Rosicarla acrescentou, “estou muito contente porque hoje eu vejo muito mais as pessoas da sociedade engajadas em fazer a divulgação, fazer com que as mulheres e homens também prestem atenção, que vão buscar o seu auto cuidado, tem muito para caminharmos neste sentido pois tem muitas mulheres que ainda não tem a informação ou que ainda vive um tabu com relação a fazer os exames, tem medo, mas ano a ano temos vencido essa batalha”

A Doutora enfatizou que o mês outubro faz a diferença, é perceptível um número muito maior buscando os serviços de saúde para fazer tanto consulta quanto exames.

Para Daniel Moraes, Presidente da OAB Subseção de Teixeira de Freitas, “estamos reunidos na pauta do mês em plena campanha do outubro rosa, mês de conscientização, prevenção e combate ao câncer de mama e a comissão da mulher ela sempre tem feito um trabalho aqui na subseção, não somente voltado para a classe dos advogados mas um trabalho voltado para a comunidade, principalmente as mais carentes, a OAB precisa estar fora das suas paredes e muros para atingir aqueles que precisam de informação de qualidade, hoje de modo especial com Dra. Rosicarla Dourado, dando esse direcionamento correto para a realidade, que muitas vezes quando não passamos o problema, achamos que é distante, mas que pode atingir todas aquelas que estão ao nosso redor, então hoje é um dia de confraternizar com a classe rever os colegas, de abrir as portas da Ordem para a sociedade de Teixeira de Freitas. Somos veículos, canais e vetores de propagação dos meios de prevenção e das formas de combate ao câncer de mama. Quero deixar aqui meu carinho especial a toda comissão da mulher pelo trabalho que tem feito através da Dra. Jussara Matos que tem feito um trabalho brilhante na subseção”.

O presidente já garantiu que terá evento voltando para o Novembro Azul também, uma cobrança já dos advogados.

Vários advogados ajudaram para poder sortear algumas mamografias, já que custa R$ 300,00, e eles entraram com os recursos financeiros, patrocinando os exames onde várias pessoas da comunidade poderão ser beneficiadas.

Uma das ganhadoras foi a ouvinte da Sucesso FM, Luciene Sandes. “Eu ouvi a entrevista da Mírian Ferreira no jornal da Rádio falando do evento, então fiz questão de vir, e ganhei minha mamografia, estava precisando demais fazer, só gratidão”. Disse emocionada.

 

 

 

Por: Vida Diária/Mírian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.