:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Segundo dados da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), 81 pessoas foram assassinadas em Teixeira de Freitas no ano de 2022. Esse número representa uma queda de 20% no número de homicídios em relação ao ano de 2021, ano que registrou 101 homicídios (crimes violentos letais e intencionais).

Embora tenha ocorrido uma queda em relação ao ano de 2021, o número ainda está acima dos homicídios ocorridos em 2020, onde foram registradas 69 mortes violentas. Importante ressaltar que as mortes por auto de resistência (AR), qual é a troca de tiros com a polícia —, e as mortes em decorrência de latrocínio o roubo seguido de morte não entram nesta estatística da Secretaria de Segurança Pública.

Esses são os números oficiais da 8a Coorpin para Teixeira de Freitas, ocorre que segundo outro levantamento foram contabilizados 90 homicídios no município.

Os destaques são os meses de fevereiro e abril, quando ocorreram mais homicídios, sendo registrados 11 crimes violentos letais e intencionais (CVLI). Julho foi o mês com menos homicídios no ano, totalizando três crimes contra a vida. Dados apontam 80 homicídios, mas é importante acrescentar que há cinco casos de duplo homicídio.

O levantamento não contabilizou apenas as mortes em decorrência de autos de resistência, também não contabilizou os desaparecidos que foram inúmeros casos no decorrer do ano, onde o aparecimento dessas pessoas é a exceção e não a regra. São muitos casos que as famílias têm certeza que os desaparecidos foram assassinados, porém, seus corpos não foram encontrados e, naturalmente, não contabilizado.

Há ainda dezenas de casos de homicídios tentados. Os casos em que, posteriormente, culminaram nas mortes das vítimas estão contabilizados, mas as tentativas não, sendo também reflexos da violência na cidade.

Teixeira de Freitas ainda está entre as 10 cidades mais violentas do país e isso preocupa os moradores. Este ano, alguns homicídios chamaram a atenção dos teixeirenses devido algumas das vítimas não terem ligação com o "mundo do crime".

O município, na visão de muitos moradores, virou terra sem lei, onde pessoas são assassinadas a luz do dia, em pleno Centro da cidade, na frente de testemunhas e de câmeras de segurança.

Segundo dados oficiais da Polícia Civil, as 13 cidades da região registraram 235 homicídios, um número muito alto.


Por: Vida Diária/SBN

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.