:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A Polícia Militar da Bahia realizou duas  operações de combate à criminalidade que resultou na apreensão de armas, munições e drogas em cidades do extremo sul. Uma delas, denominada "Operação Paz", que acontece em 12  estados da federação, e teve início na última sexta-feira (1), sob o comando do Coronel Paraíso, comandante do CPR-ES (Comando de Policiamento da Região do Extremo Sul). Com ações em todas as 21 cidades do extremo sul, principalmente em Eunápolis, Porto Seguro e Belmonte.

A outra operação deflagrada em integração com GAECO do Ministério Público em Porto Seguro, que após um grande período de investigação e acompanhamento da movimentação das organizações criminosas, através de uma operação específica MP “CELARE” representou em favor de medidas cautelares, em mandados de prisão e busca e apreensão, cuja execução se deu em “Operação Extremus” do Comando de Policiamento da Região do Extremo Sul.

Em Eunápolis tivemos ações nos pontos mais sensíveis da cidade, locais conhecidos pela capacidade de proporcionar um reduto aos criminosos, consideradas áreas conflagradas. Em uma das ações na sexta-feira(1), numa localidade conhecida como Lua Nova, que inclusive tem uma facção criminosa, ocorreu um confronto e um homem foi alvejado, socorrido entretanto não resistiu aos ferimentos, com ele foi foram apreendidos um pacote contendo 24g de crack, 55 tubos de eppendorf contendo cocaína e 17 papelotes de maconha, totalizando 12,7g, além de um revólver calibre 38. Em outros pontos da cidade houve reforço no policiamento da 7ª CIPM, sob a supervisão de seu comandante o Major Ulisses, com apoio de guarnições da Rondesp Sudoeste.

Nas cidade de Belmonte, no dia (2) sob a supervisão do Comandante do 8° BPM, o Tenente Coronel Alexandre, ações da operação Paz se desenvolveram em uma ilha, próxima a Mogiquicaba, onde informações davam conta de que uma quadrilha se preparava para executar um roubo a instituição financeira na região. No  local, devido ao difícil acesso, os policiais militares tiveram que fazer uso de embarcações, além de um longo percurso a pé em terreno de charco, até chegarem próximo a um acampamento no qual foram recebidos a tiros por um grande grupo de homens armados, após cessado o confronto três homens foram encontrados feridos, e a ação foi interrompida para que fossem prestados os socorros aos feridos, que vieram a óbito, após o atendimento médico. As apreensões realizadas na ocorrência foram: 31 munições .40, 42 munições 9mm, 99 papelotes de maconha e quatro pedaços dea mesma droga, uma porção de raxixe, 25 pedras de crack, 110 pinos de cocaína, 15 papelotes e uma porção maior do mesmo entorpecente, três toucas balaclavas que são utilizadas para esconder o rosto, dois rádios HTs, dois carregadores de armas e dois coldres. retirados das mãos dos suspeitos.

No outro dia (3), ao retornarem na ilha com os cães farejadores os policiais novamente se depararam com um grupo que estava muito próximo do local do confronto anterior, houve novo ataque pelos criminosos, no qual um criminoso ficou ferido, portando uma espingarda calibre 12, os demais conseguiram fugir, alguns com mochilas e armas em punho. Posteriormente, ainda nesta ação 3  homens foram presos em flagrante em posse de um carro clonado, que foi roubado em Salvador, e que estava sendo utilizado pelo grupo para cometimento de crimes de homicídio e tráfico, além de drogas e materiais ilícitos, os homens estavam tentando fugir da cerco realizado na cidade.

Desde a tarde de ontem (5), as ações se concentraram em Porto Seguro, quando de posse de informações acerca de uma quadrilha que estaria se homiziando em Pindorama, distrito em área de zona rural, os policiais deslocaram para averiguar e foram surpreendidos por um grupo de pelo menos 6 homens armados, no confronto 3 homens morreram e três fugiram e um dentre eles de alcunha de “MOSQUETÃO” foi avistado fugindo com uma submetralhadora. Neste confronto um dos mortos foi identificado como “WL” liderança criminosa, perigosíssimo, responsável pelo roubo a casa lotérica em Trancoso, recentemente, bem como foi apontado como autor de um crime bárbaro de homicídio contra uma mulher morreu ao ser baleada junto com seu filho, quando vinha pai, mãe e criança, em um veículo próximo ao distrito de Vale Verde. Além de toda essa vida de ilicitudes, ele ainda liderava a organização criminosa em Caraíva. Com os criminosos foram encontradas duas pistolas de origem Turca, calibre 9mm, além de um revólver calibre 38.

Já na manhã de hoje (6), em cumprimento das ordem judiciais, em 8 locais alvos de busca e apreensão, tivemos intensa atividade dos policiais militares, em uma delas, uma residência localizada na rua do telégrafo na Orla Norte de Porto Seguro, 3 homens estavam armados e reagiram à entrada da polícia para cumprir a ordem judicial, resistiram de maneira violenta atirando contra a guarnição, portando duas pistolas 9 mm e um revólver, no confronto eles foram alvejados e vieram a óbito, e com eles foram encontradas além das armas citadas, drogas, aparelhos eletrônicos (dois celulares e um tablete).

Paralelo a esta ação, no Baianão, próximo a rua 25 de maio, no Mercado do Povo, reduto de uma organização criminosa, um homem após estar homiziado em uma edificação atirou contra uma guarnição, por muito pouco não vitimando um policial, e no revide foi atingido, socorrido, mas não suportou os ferimentos.

Os intensos confrontos durante as operações, são causados pela alta letalidade dos criminosos, enquanto as ações policiais militares visam reprimir e prevenir crimes violentos letais intencionais, bem como crimes violentos contra o patrimônio, além do combate ao tráfico de drogas e a prisão de lideranças criminosas.

Para o sucesso da operação o CPR- Extremo Sul, empregou sua tropa orgânica do 8° Batalhão, 7ª CIPM, Rondesp Extremo Sul, além do apoio fundamental do Grupamento Aéreo (Graer), da Rondesp Sudoeste, da CIPPA-Porto Seguro e das CIPEs Mata Atlântica e Cacaueira. Durante as ações, as forças policiais empregaram aproximadamente 80 homens, e como resumo do resultado apreenderam um carro clonado, quatro pistolas 9mm de origem Turca, dois revólveres .38, uma espingarda calibre .12 e uma submetralhadora.40. Prendendo 3 suspeitos, e 12 intervenções com resultado fatal

“As operações demonstram o compromisso da Polícia Militar da Bahia em combater ativamente a criminalidade e proteger a população do extremo sul e de todo o estado para garantir maior segurança e tranquilidade aos cidadãos de bem.

O Governo do Estado reforça através de suas forças de segurança, o compromisso de proteger a sociedade baiana”, disse o Coronel Paraíso.

 

Por: Vida Diária/ASCOM CPR-Extremo Sul

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.