:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O senador pelo PSD da Bahia, Otto Alencar, foi reeleito neste domingo, 2 de outubro. O político que também é médico, venceu as eleições 2022 que era disputada também por Cacá Leão (PP) e Doutora Raissa (PL). Com 73,93% das seções apuradas na Bahia, Otto somou até agora, 57,42% dos votos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Trajetória Política

Em 1987, Otto foi eleito pela primeira vez para a Assembléia Legislativa, pelo PTB, como deputado constituinte. Reeleito em 1990 como o deputado mais votado, com 36 mil votos, assumiu a Secretaria Estadual da Saúde, cargo que exerceu até 1994, quando foi reconduzido à Assembleia, dessa vez pelo PL, com 103.700 votos.

Nessas três legislaturas, exerceu várias funções: presidente do Legislativo, quando publicou o livro Bahia de Todos os Fatos - 101 anos da República na Bahia (1996), líder do Governo e do PL e presidente de várias comissões parlamentares de inquérito e das comissões de saúde, saneamento e de proteção do meio ambiente. Como presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, ocupou interinamente o cargo de governador, em 1996, por oito dias.

Em 1998, eleito vice-governador da Bahia, foi designado coordenador do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (Sertão Forte). Em 2002, assumiu o governo no período de abril a dezembro daquele ano. Em 2003, foi secretário da Indústria, Comércio e Mineração até 8 de outubro de 2004, quando assumiu como Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, cargo exercido até 30 de março de 2010. Em outubro do mesmo ano (2010), foi novamente eleito vice governador da Bahia, e em janeiro de 2011, assumiu a Secretaria Estadual de Infraestrutura até 28 de março de 2014. Em outubro de 2014, foi eleito Senador da República pelo Estado da Bahia.

Foi presidente do Conselho da Empresa Baiana de Alimentos e participou dos conselhos da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e do extinto Centro Internacional de Negócios da Bahia (Promo). Em setembro 2011, juntamente com o então prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, fundou o Partido Social Democrático (PSD), do qual é presidente estadual na Bahia.

Em outubro de 2014, foi eleito Senador da República pelo Estado da Bahia. No Senado, presidiu a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (biênio 2015 a 2016) e a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (biênio 2017 a 2018).

No ano de 2019, foi eleito líder do PSD no Senado. Conduziu a bancada do partido até fevereiro de 2021, quando foi eleito para o biênio 2021/2022, presidente da Comissão de Assuntos Econômicos. A CAE é uma das mais importantes comissões da Casa. Otto Alencar foi titular ainda, da CPI da Covid-19.


Por: Vida Diária/SBN

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.