:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A proposta da campanha Janeiro Branco é fomentar uma cultura de cuidado emocional, visando fornecer informações e apoio abrangentes para indivíduos, famílias, instituições e comunidades. O objetivo central é alertar sobre a importância da saúde mental e emocional, com ênfase na prevenção de doenças relacionadas ao estresse, como ansiedade, depressão e pânico.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) destaca que transtornos de humor, esquizofrenia e transtorno bipolar também estão inclusos nas preocupações, pois podem levar as pessoas a ficarem temporariamente ou permanentemente incapacitadas para exercer suas atividades laborais. A concessão de benefícios, contudo, está sujeita a critérios específicos.

O benefício por incapacidade temporária, conhecido anteriormente como auxílio-doença, é destinado a indivíduos temporariamente incapazes de trabalhar devido a doenças mentais. Já o benefício por incapacidade permanente, antiga aposentadoria por invalidez, é concedido a pessoas permanentemente incapacitadas para o trabalho devido a condições mentais.

Para solicitar o benefício ao INSS, é necessário agendar a perícia médica por meio do aplicativo, site ou telefone 135. Durante o atendimento, é fundamental apresentar documentos médicos (atestados, relatórios, exames) e documentos pessoais. A concessão do benefício dependerá da avaliação do perito médico.

Caso o benefício seja concedido, o trabalhador receberá uma carta de concessão e iniciará o recebimento na agência bancária indicada pelo INSS. Após o primeiro pagamento, o beneficiário pode alterar a agência bancária de recebimento.

Além disso, o INSS destaca a importância de cuidados com a saúde mental. Recomenda-se cautela com as expectativas, estabelecendo metas tangíveis e evitando autocobranças excessivas. O instituto enfatiza que a auto-observação diária, realizada com generosidade e auto-acolhimento, é crucial. Reconhecer as qualidades, habilidades e recursos internos para lidar com adversidades é fundamental, permitindo, se necessário, a "reprogramação da rota".

Outras estratégias recomendadas incluem manter consciência sobre os sentimentos, identificar emoções para promover mudanças em direção ao bem-estar, e dar atenção ao momento presente. A ênfase está em evitar o constante pensamento sobre o passado ou o futuro, focando nas ações possíveis e aproveitando as experiências atuais.

 

Por: Vida Diária/BES

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.