:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!


Psiquiatra dá 5 dicas para reduzir os sintomas da ansiedade ao longo do ano, visto que o transtorno se fez muito presente em 2023.

O Brasil é o país mais ansioso do mundo, indica a Organização Mundial da Saúde. Dados do último ano apontam que 26,8% dos brasileiros já receberam diagnóstico médico da doença, o que mostra como a ansiedade foi um grande problema em 2023. Infelizmente, sem o cuidado adequado, o cenário tende a permanecer ao longo de 2024.

De acordo com o médico psiquiatra, Dr. Flávio H. Nascimento, especialista em tratamento de ansiedade, o aumento recente da doença se deve a vários fatores, mas o uso de redes sociais é o maior destaque.

“Diversos fatores podem ser citados como essenciais para o aumento da incidência da doença, mas o uso desenfreado de redes sociais é um dos principais, em especial vídeos e áudios acelerados e os vídeos curtos que são sucesso atualmente e contribuem para tornar a população mais ansiosa no dia a dia”, explica.

Infelizmente, sem o cuidado adequado, o cenário tende a permanecer ao longo de 2024. Pensando nisso, o especialista separou 5 conselhos que podem ajudar a controlar o transtorno durante o ano. Confira:

 

5 dicas para prevenir a ansiedade em 2024

1 – Pratique técnicas de relaxamento: “Experimente métodos como respiração profunda, meditação consciente ou yoga para reduzir o estresse e promover o relaxamento”, aconselha o Dr. Flávio H. Nascimento.

2 – Mantenha um estilo de vida saudável: “Faça exercícios regularmente, mantenha uma dieta equilibrada e durma o suficiente para fortalecer seu bem-estar físico e mental. É preciso um cuidado no dia a dia para prevenir certas condições, como a ansiedade, que está muito ligada a hábitos”, reforça.

3 – Estabeleça limites e organize-se: “Defina limites saudáveis, priorize tarefas e evite sobrecarregar-se. Isso se refere não só a trabalho em excesso, mas também a dispositivos eletrônicos em excesso, especialmente redes sociais em demasia”, aconselha o médico.

4 – Fique conectado (de verdade): “Estar online não quer dizer que você está realmente mantendo contato social. Portanto, tenha contato com amigos e familiares, interações sociais. Compartilhar preocupações ajuda a aliviar a ansiedade”, diz o psiquiatra.

5 – Conte com a ajuda de um profissional: “O acompanhamento profissional, ao contrário do que muitos pensam, não diz respeito apenas ao tratamento, mas também à prevenção. Por isso, procurar ajuda profissional é essencial no combate à ansiedade, mesmo que de forma preventiva”, explica Flávio.

 

Por: Vida Diária/Saúde em dia

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.