:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Em um cenário marcado pela busca constante por melhorias no sistema de saúde, a Bahia se destaca como líder nacional em cirurgias realizadas no período de março a outubro de 2023. Segundo o relatório divulgado pelo Ministério da Saúde, foram impressionantes 66.044 procedimentos cirúrgicos, consolidando a eficácia do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF).

A Bahia aderiu ao PNRF desde o início, investindo mais de R$ 42 milhões para a execução de cirurgias. A diversidade de procedimentos realizados, como cirurgia de catarata, retirada da vesícula biliar, do útero, cirurgia de hérnia, vasectomia, entre outros, evidencia o amplo alcance do programa. Municípios como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itaberaba, Amargosa e Irecê se destacaram como polos de referência, realizando o maior número de procedimentos.

A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, destaca que o acesso dos pacientes aos procedimentos é gerenciado pelo Sistema Lista Única, na gestão estadual, e pelos sistemas próprios de regulação, na gestão municipal. Essa abordagem estratégica contribui para uma distribuição eficiente e equitativa dos recursos, garantindo que as comunidades tenham acesso aos serviços necessários.

Olhando para o futuro, a notícia ainda mais animadora é que, para 2024, o PNRF terá seu orçamento dobrado, conforme a Portaria 2.336 de dezembro de 2023. Com R$ 84,2 milhões já disponibilizados pelo Ministério da Saúde, a Bahia está preparada para continuar aprimorando o atendimento à saúde, atendendo às crescentes demandas da população. O repasse proporcional aos estados e ao Distrito Federal, baseado nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), promete fortalecer ainda mais esse importante programa, consolidando a Bahia como referência nacional na busca pela eficiência e agilidade nos serviços de saúde.

 

Por: Vida Diária/ SN

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.