:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O município de Lajedão, no Extremo Sul baiano, é um dos 13 municípios baianos que enfrentam uma epidemia de dengue, conforme aponta levantamento do Sistema de Notificação de Agravos e Notificações (Sinan). A Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, reuniu-se nesta quinta-feira 8, com prefeitos e gestores municipais para discutir estratégias de combate à proliferação do Aedes aegypti, vetor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Em sua exposição, Roberta Santana abordou a mobilização da comunidade, a distribuição de materiais informativos e a intensificação das campanhas de conscientização como medidas cruciais. O encontro visou fortalecer a cooperação entre autoridades locais e a gestão de saúde, buscando soluções conjuntas para conter a propagação do mosquito.

Além de Lajedão, os municípios afetados pela epidemia são: Bonito, Novo Horizonte, Piatã, Morro do Chapéu, Rodelas, Macaúbas, Jacaraci, Piripá, Encruzilhada, Cordeiros, Vitória da Conquista e Ipiaú. Outros oito estão em alerta ou sob risco.

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância da prevenção, combate à transmissão e tratamento da doença, enfatizando a necessidade de colaboração de todos. A Diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, defendeu a realização de mutirões de limpeza e a atenção da população para eliminar criadouros do mosquito.

Embora o Sinan indique uma redução de 11,8% nos casos notificados de dengue em 2024 em comparação ao mesmo período de 2023, a Secretaria da Saúde alerta para a continuidade das ações preventivas. A vacinação, inicialmente focada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, é vista como uma alternativa a médio e longo prazo para enfrentar a doença.

 

Por: Vida Diária/SN

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.