:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O câncer colorretal, popularmente conhecido como “câncer de intestino”, é o terceiro tumor maligno mais frequente entre homens e o segundo nas mulheres, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Por isso, a campanha Março Azul Marinho é voltada para a conscientização e prevenção da doença, e tem como uma poderosa aliada a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), referência não só em Teixeira de Freitas mas em todo o Extremo Sul da Bahia.

Um dos serviços de destaque principalmente no que se refere ao câncer colorretal, é a Dietoterapia: no atendimento do paciente oncológico, são observadas as necessidades nutricionais de forma individualizada e em sinergia com cada diagnóstico. Alimentos adaptógenos (ou seja, aqueles que ajudam o organismo a lidar com o estresse próprio de um quadro oncológico) e anti-inflamatórios são altamente recomendados para a melhoria dos hábitos alimentares. O sinal de alerta vai para os alimentos ultraprocessados e inflamatórios, que aliados a outros fatores — como sedentarismo, consumo de álcool e tabagismo — podem provocar diversos tipos de câncer. 

Sebastião de Oliveira, conhecido como “Chumbinho da Saúde”, precisou passar por sessões de radioterapia e foi atendido pela UNACON: “perdi todos os meus cinco irmãos devido ao câncer e resolvi me cuidar; fui tabagista por muito tempo. Não me faltou nada aqui. Trabalhei para a rede pública de saúde por vinte anos de forma voluntária e posso dizer que a saúde de Teixeira está muito melhor agora. Não me faltou nada e sou muito grato”

Atuando no diagnóstico e tratamento de pacientes oncológicos, a UNACON atende os habitantes de Teixeira de Freitas e de mais 21 municípios vizinhos. Com uma equipe multiprofissional e especializada, também são ofertados serviços em áreas como Oncologia Clínica e Cirúrgica, Mastologia, Ginecologia, Urologia e Hematologia Oncológica, Quimioterapia e Hormonioterapia.

Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.