:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 26 de abril de 2018: No início deste mês, o vereador Jonathan Molar apresentou à Câmara, um ofício que sugere e solicita a abertura e instauração de uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde Pública de Teixeira de Freitas. Para que a sua proposta possa ganhar o plenário, o vereador precisa reunir 7 assinaturas dentre os 19 vereadores. Um abaixo-assinado na versão online, está sendo veiculado nas redes sociais, e vem ganhando o apoio da população para que a CPI seja instaurada.

Afinal, o que é uma CPI?

É um dos principais instrumentos à disposição do Legislativo para realizar investigações. Segundo o artigo 35 do regimento da Câmara Federal, uma CPI é criada para “investigar um fato que seja muito importante para a vida pública e para a ordem constitucional, legal, econômica ou social do País”. Para que uma CPI seja instaurada, é necessário que pelo menos um terço dos membros da casa legislativa (Câmara ou Senado), conforme o parágrafo 3o do artigo 58 da Constituição Federal.

Como o abaixo-assinado pode ajudar?

O abaixo-assinado é uma manifestação popular sobre determinado assunto, junto às autoridades competentes. Por tratar de assuntos de interesses coletivos, onde requer um tratamento específico, o abaixo-assinado permite que a comunidade se reúna e faça a solicitação necessária, sendo endereçada ao órgão competente. É uma maneira de apresentar os anseios e necessidades, expressas em seus pedidos.

O abaixo-assinado intitulado “CPI da Saúde em Tx”, é o meio das pessoas mostrarem que concordam com a solicitação do vereador Jonathan, referente à abertura da CPI. Está disponível em: http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR105873

Basta acessar o site, clicar em “assinar petição”, e preencher o cadastro com nome completo e e-mail. Já foram quase 600 assinaturas em 03 dias.

Em 2017, após acompanhar os serviços prestados pelo SUS, Jonathan Molar elaborou um documento e apresentou ao Ministério Público, junto com um abaixo-assinado feito pela população. O MP, por sua vez, abriu 5 ações de Inquérito Civil e investiga a atual gestão desde então.

Como justificativa para a CPI, o vereador Jonathan Molar apresenta diversos problemas enfrentados pelo setor da Saúde Pública no município, os quais, segundo ele, podem ser sanados ou minimizados quando investigarem as causas. A sua proposta surge da extrema necessidade que o momento requer e por não entender o tamanho da receita pública do município e da verba específica do setor da saúde e o município ainda submeter à população ao extremo caos na saúde pública.

Por: Vida Diária/Câmara/Politize.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.