:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Nossa equipe esteve na unidade Estratégia Saúde da Família do bairro Colina Verde, onde está sendo oferecido um atendimento reforçado, já que existe uma parceria entre a Universidade Federal do Sul da Bahia, com isso, tem duas estagiárias atendendo a comunidade, junto com o Doutor Mário Sérgio e equipe.

De acordo Doutor Mário Sérgio, o bairro era carente de atendimento, até porque existe um acumulo pelo período que ficaram sem médico. “Eu estou como médico desta unidade, em conjunto com toda a equipe, estamos buscando melhorar o atendimento à população, esse é o nosso maior objetivo, e estamos em um momento muito feliz, onde conseguimos uma parceria com a Universidade Federal, que primeiro nos presenteou com um curso de medicina de alta qualidade, e agora estamos recebendo estudantes do curso, já em reta final, e aqui fazendo seu estágio em contato com todos os serviços, e está sendo maravilhoso, só temos que agradecer, estão somando demais”. Disse.

Conhecemos as duas estagiárias, que se formarão até final do ano em medicina, a Mércia Kimdolly de Nascimento e Thaynara Ferreira que na prática estão podendo viver a realidade de diversos atendimentos. “São 7 anos de teoria, e agora está sendo muito importante para nossa formação e para a comunidade, colocarmos todo conhecimento em prática, e que é muito diferente, na prática a realidade é outra, nós vivenciamos as necessidades da comunidade, e estamos conseguindo nos aprofundar mais nos desafios dos moradores, agilizar os atendimentos, estão sendo bem assistidos. Sou de Itabuna iniciei o curso lá, e vim embora para Teixeira, e pretendo ficar por aqui”. Nos contou.

Já Thaynara, explicou que o estágio da UFSB está presente em várias unidades de saúde na cidade, inclusive dentro do Hospital Regional, UMMI, UPA, SAMU, desta forma, além de aprender, eles estão ajudando no atendimento à comunidade, e tendo a certeza que serão profissionais de qualidade para o mercado. “Foi a melhor escolha que fiz, essa é a profissão que quero para o resto de minha vida, poder colaborar para o desenvolvimento da saúde da cidade, isso me deixa muito feliz”.

A Juliana Nascimento, uma das enfermeiras da Unidade, nos contou que aconteceram muitas mudanças com a chegada das estagiárias. “Nem tudo que chegava aqui, eu enquanto enfermeira conseguia atender, então chegou Dr. Mário que deu uma boa mudança por aqui, nossos pacientes estão bem atendidos, e estão felizes, e agora com as estagiárias, estamos muito gratos, tem ajudado demais, estamos vendo os resultados, dar prazer de vir trabalhar, elas são médicas, atendem muito bem, observo bastante, e com isso passaremos atender mais pacientes”.

E com os atendimentos sendo feito de forma correta nas unidades de saúde dos bairros, a demandas nos hospitais tende a diminuir. “A função das Unidades nos bairros, é atender de 85 a 90% dos problemas de saúde da população, são consultas, exames, testes rápidos, pré-natal, e cuidando assim, evita doenças mais graves no futuro. Quero acrescentar que a educação realmente muda as pessoas, e estando mais próximas dos estudantes melhor ainda. Nossa unidade continuará aberta para os estágios, e em nome de toda nossa equipe, faço o agradecimento tanto a Coordenadora do Internato da Saúde da Família Mellina Gonçalves que é reumatologista, pessoa muito humana, quanto as meninas que estão fazendo um excelente trabalho”, frisou Dr. Mário.

A paciente Edilsa Maria Pinheiro é moradora há 7 anos do bairro só tem elogios a fazer. “Foi super fácil marcar consulta, e hoje podemos contar com o médico para mim é muito importante, já que preciso de laudos, agora posso contar com eles, sou sempre muito bem recebida, parabéns a todos”, finalizou.

 

 

Por: Vida Diária/Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.