:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O dia 1 de dezembro é considerado o Dia Mundial de Combate à AIDS. A data, que inicia o Dezembro Vermelho, é voltada para conscientizar sobre a importância de se proteger contra a doença e, principalmente, combater o estigma que acomete pessoas que vivem com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV)

Segundo dados do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) de Teixeira de Freitas, há 376 casos confirmados para HIV no município. Entretanto, este número pode ser consideravelmente maior, visto que muitas pessoas não procuram testagens e outras tecnologias voltadas para a prevenção e o tratamento.

Garantindo o acolhimento, o diagnóstico precoce e a assistência em tempo apropriado – tanto para o HIV como para outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) – o Serviço de Assistência Especializada (SAE) em HIV e outras ISTs de Teixeira de Freitas se constitui enquanto referência técnica na área, equipado com recursos laboratoriais especializados (clique aqui para conhecer o serviço).

Importante destacar que, com tratamento adequado, pessoas que vivem com HIV podem levar uma vida saudável e normal como qualquer outra. Não conhecer o próprio diagnóstico e não fazer uso dos medicamentos, no entanto, o vírus pode incapacitar o sistema imunológico, permitindo que a pessoa desenvolva a AIDS (que contribui para o aparecimento de doenças oportunistas). A partir do uso de antirretrovirais é possível tornar a carga do vírus HIV indetectável em exames e, consequentemente, não desenvolver a AIDS; o que não descarta, contudo, a necessidade de fazer uso de preservativos para que seja possível manter a qualidade de vida.

O que prejudica as estratégias de combate e enfrentamento do HIV e da AIDS permanece sendo a discriminação contra pessoas vivendo com o vírus e populações que estão em maior risco de infecção pelo vírus (como gays e outros homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, travestis e transexuais). Além de ser um problema de saúde pública, a AIDS envolve questões políticas, sociais e culturais, e só pode ser combatida pela iniciativa de toda a sociedade.

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.